Artistas Negros
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1. Entre a praça e o largo: artistas e intelectuais na formação de dois “berços” do samba
RESUMO Comparando a Praça Onze e o Largo da Banana, este artigo analisa as negociações assimétricas entre sambistas negros e intelectuais brancos na consolidação desses espaços como “berços” do samba, conduzidas nos Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e de São Paulo. Projetos de história oral realizados entre os anos 1960 e 1980 ambicion
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
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2. Watú não está morto!
RESUMO O presente artigo tem por objetivo apresentar as obras de 11 artistas brasileiros contemporâneos que fizeram parte da mostra Watú não está morto!, apresentada no IEB/USP em 2022, na qual foram abordadas questões gerais da atualidade, a exemplo de gênero e de raça, a destruição das florestas e de seus povos, a crescente dependência do indiví
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
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3. Batuko: alma dum povo! Vivências do batuko cabo-verdiano no período pós-independência
Resumo Batuko, gênero músico-coreográfico de Cabo Verde – país localizado na costa ocidental africana, criado pelos africanos negros escravizados, após a independência do país em 1975 – passou por um processo de revalorização e vem sendo visto pelas batukadeiras como possibilidade de se tornar um projeto profissional. Neste artigo, viso reconstr
Sociologias. Publicado em: 2022
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4. O RACISMO RECREATIVO CONTRA DESCENDENTES DE ASIÁTICOS/AS: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA
RESUMO Uma das características do racismo recreativo é a de estereotipar grupos a partir do humor e de personagens estereotipadas. Assim, se torna possível projetar comportamentos e valores sobre um grupo social minorizado, que se reduziria a alguns poucos comportamentos esperados. Por essa razão, o racismo recreativo tem como alvo pessoas não-brancas,
Trabalhos em Linguística Aplicada. Publicado em: 2022
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5. REVISITANDO A RECEPÇÃO DE FRANTZ FANON: O ATIVISMO NEGRO BRASILEIRO E OS DIÁLOGOS TRANSNACIONAIS EM TORNO DA NEGRITUDE
Resumo Neste artigo apresento parte dos resultados obtidos em minha pesquisa de doutorado, intitulada Por que Fanon? Por que agora? Frantz Fanon e os fanonismos no Brasil. Neste estudo, dialogo criticamente com a hipótese de um possível contato ou influência entre Fanon e alguns intelectuais ligados à Associação Cultural do Negro (ACN) no final da déc
Lua Nova. Publicado em: 2020-04
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6. O debate pan-africanista na revista Présence Africaine (1956 -1963)
Resumo Este artigo visa a analisar o debate sobre o ideário pan-africanista na revista Présence Africaine, entre 1956 e 1963. Para isso, serão investigados, neste material, três grupos de fontes primárias: a) artigos autorais na revista relacionados ao tema; b) editorais da mesma sobre o assunto; c) Atas do I (1956) e do II (1959) Congresso dos Escritor
História. Publicado em: 01/07/2019
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7. Desconstruindo Discursos de Diferença na Escola
Resumo: Este artigo busca compreender algumas representações artísticas de homens negros nas artes ocidentais (do século XV ao XIX). A análise aqui se volta para a área da educação, pretendendo-se compreender como o discurso da diferença é construído, também, através da arte. Os exemplos de obras artísticas neste escrito são de: Dürer (1471-1
Educ. Real.. Publicado em: 23/02/2017
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8. Da senzala ao palco: canções escravas e racismo nas Américas, 1870-1930
Este livro analisa o sucesso – nos teatros, nas partituras e na indústria fonográfica – das criações musicais de descendentes de africanos escravizados no Brasil e nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e o início do XX. O diálogo entre essas produções revela a densidade dos trânsitos culturais no mundo atlântico e o protagonismo de músicos negros, como Eduardo das Neves e Bert Williams. Sua entrada nos circuitos musicais e artísticos, em meio à construção de estereótipos racistas, constitui exemplo do modo como esses artistas, com talento, ironia e humor, desafiaram e subverteram a inferiorização que lhes era imposta, tornando-se famosos no mercado musical do período. A obra disponibiliza 201 imagens, 47 fonogramas e 5 vídeos, permitindo ver e escutar ao mesmo tempo em que se realiza a leitura do texto.
Autor(es): Abreu, Martha
Editora da Unicamp. Publicado em: 2017
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9. Brancas de almas negras? : beleza, racialização e cosmética na imprensa negra pós-emancipação (EUA, 1890-1930) / White women, black souls? : beauty, racialization and cosmetics in the post-emancipation black press (USA, 1890-1930)
Esta tese investiga as representações femininas presentes em propagandas de produtos de clareamento de pele (bleachings) e crescedores capilares (hair growers) da indústria cosmética, veiculadas pela imprensa afro-americana em Boston, Chicago e Nova York, cidades que, entre os anos 1890 e 1930, passaram por uma série de transformações sociais por cont
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2012
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10. Um ator de fronteira: uma análise da trajetória do ator Grande Otelo no teatro de revista brasileiro entre as décadas de 20 e 40 / Um ator de fronteira: uma análise da trajetória do ator Grande Otelo no teatro de revista brasileiro entre as décadas de 20 e 40
Essa pesquisa aborda o trabalho do ator Grande Otelo no teatro de revista brasileiro produzido entre as décadas de 20 e 40, analisando suas atuações em três momentos, a participação na Companhia Negra de Revistas, os trabalhos desenvolvidos na Companhia Jardel Jércolis e a fase do ator como artista fixo do Cassino da Urca.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/11/2011
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11. A nação e seus outros: uma leitura subalterna de Os Sertões de Euclides da Cunha
O presente trabalho apresenta uma leitura subalterna de Os Sertões de Euclides da Cunha informada também por fontes do pensamento social brasileiro e da incursão nos arquivos históricos sobre o episódio de Canudos. Este cristalizou um verdadeiro pânico moral no início da República. Euclides da Cunha relatou a revolta de Canudos como um choque entre r
Publicado em: 2010
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12. Poetic version : the construction of the periphery in rap / Poetica versão : a construção da periferia no rap
O objetivo desta dissertação foi o de apresentar alguns aspectos fundamentais para a compreensão do processo de construção da relação entre o rap, os rappers e a periferia. Tal relação é entendida como o resultado de um processo bastante abrangente de diálogo e, por vezes, de conflito, entre alguns rappers paulistanos e outros sujeitos e institui�
Publicado em: 2009