Artista Cenico
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
-
1. Práticas teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos
Este livro traz reflexões sobre os meandros invisíveis da atuação, da presença e do treinamento em processos criativos. Faz uma análise cuidadosa do tema da presença do artista cênico, articula experimentação e conceitos filosóficos, revela a delicadeza do trabalho do ator enquanto ofício e a potência da relação entre corpos possibilitada pela presença simultânea dos atores e dos espectadores. A busca poética por parte do artista traz potenciais desdobramentos para além da cena, na direção de uma vida aumentada em seu vigor e em sua intensidade de ação. São escritas poéticas permeadas por pensamentos. Pensamentos permeados por conceitos. Conceitos permeados por metáforas. Não há como ser de outro modo ao falar de criação e do suor dos corpos na construção da cena poética no teatro.
Autor(es):
Editora da Unicamp. Publicado em: 2020
-
2. O teatro que corre nas vias
A partir de uma metodologia experimental, construída junto ao grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (POSGEO/UFBA), e suas experiências como ator e diretor de teatro, o autor faz misturar temáticas ligadas à geografia humana e cultural, à arquitetura e ao urbanismo e à fenomenologia. Seu foco é pensar como o teatro poderia fazer os artistas se relacionarem com o lugar, sendo este um espaço de negociação, de pertencimento, de troca, de afeição e mediação, sobretudo com quem vive o lugar. A intervenção viária como essência do corpo-lugar e do lugar-cênico traz aos estudiosos da arte urbana uma alternativa à categoria “teatralidade”, pois a noção de que o artista, ao deslocar seu corpo-lugar, apropriando-se do espaço urbano através de intervenções viárias, pode produzir lugares-cênicos na cidade.
Autor(es): Brito, Marcelo Sousa
EDUFBA. Publicado em: 2017
-
3. Trajetória do canto cênico de Elis Regina
Estudo sobre o estilo de performance da cantora Elis Regina ao longo de sua carreira, com foco na integração entre as expressões musical e cênica. Discute as principais influências e desenvolvimentos no seu gestual a partir de depoimentos de diversos artistas, críticos e produtores musicais. Analisa sua concepção cênica em relação ao conteúdo da
Per musi. Publicado em: 2014-06
-
4. Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
Essa dissertação examina questões relativas à ética nas relações construídas no convívio do processo de criação da prática teatral, a partir de observações colhidas durante os ensaios do espetáculo Primeiro Amor, do Grupo Neelic, de Porto Alegre (RS). O trabalho de campo, registrado em vídeo e acompanhado de diários de ensaio, cartas de inte
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
5. A mentira-verdade do ator: o ofício do ator na Lettre à dAlembert sur les spectacles, de Jean-Jacques Rousseau
No Iluminismo Francês, o teatro era um dos principais temas discutidos entre seus pensadores os chamados philosophes, que expressavam de forma acirrada suas ideias sobre o fenômeno da representação teatral e sua possível eficácia pedagógica, bem como acerca de suas implicações sociais e políticas na França do século XVIII. Jean-Jacques Rousseau d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2011
-
6. Presenças / Presenças
O objeto das linhas que se seguem é a arte cénica, é o problema da formação do artista cénico para ser mais exato. O que proponho é uma discussão sobre a possibilidade de certa noção de presença constituir um eixo de trabalho em situações de ensino e aprendizagem, em instituições superiores. Para responder a esta questão desenvolvo uma metodo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/08/2011
-
7. Para uma cidade habitar um corpo: proposições de uso do espaço urbano e seus acréscimos na formação do artista cênico
A premissa do trabalho é de que a partir de um processo de ensino-aprendizagem caracterizado por aulas realizadas entre o espaço de risco (cidade) e o espaço seguro (sala de aula), e da socialização de mecanismos técnico-corporais provenientes de universos culturais marcados pela maior fricção entre corpo e cidade, possa emergir um artista cênico co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
-
8. Forma incorporada: um olhar sobre a relação forma e conteúdos expressivos no corpo cênico
Ancorada no conceito de Atuação Polifônica, proposto por Ernani de Castro Maletta e que pressupõe a incorporação e apropriação consciente das diversas vozes que expressam e compõem o fenômeno teatral, a pesquisa teve como objetivo investigar, a partir das Artes Plásticas, o elemento forma como um dos possíveis meios de desenvolver a sensibilidade
Publicado em: 2010
-
9. Roots of theatricality in scenic dance : profiles of a trend in São Paulo, Brazil / Raizes da teatralidade na dança cenica : recortes de uma tendencia paulistana
Essa pesquisa teve como finalidades principais: a reconstituição e registro documental da produção realizada pelas coreógrafas paulistanas Célia Gouvêa e Sônia Mota durante as décadas de 70 e 80; a apreciação dessa produção de modo a refletir sobre as raízes da teatralidade na dança cênica do período. A fim de alcançar-se uma compreensão d
Publicado em: 2009
-
10. O papel da cenografia na obra de Federico Fellini: Importância e significados do espaço cênico em Julieta dos espíritos e Satyricon
O objetivo desta pesquisa é estudar a cenografia como elemento ativo no discurso narrativo e como elemento essencial no processo de construção da imagem na obra do diretor italiano Federico Fellini. O primeiro capítulo enfoca La Dolce Vita (1960) como o ponto de transição na obra do diretor: a partir deste filme Fellini passa a usar o estúdio como uma
Publicado em: 2007
-
11. A Metodologia de Jacques Lecoq : estudo conceitual
Este trabalho enfoca a metodologia de Jacques Lecoq, inscrita dentro do cenário cultural do século XX. São apresentados o contexto histórico e conceitual em que se situam suas influências e bases filosóficas, traçando uma linha evolutiva das transformações ocorridas no fazer teatral como um todo, assim como no trabalho do ator, ressaltando a crescen
Publicado em: 2004
-
12. The creation of a body-in-life: exploring the organic souces of acting / A Criação de um corpo-em-vida: explorando as fontes orgânicas da atuação
Esta dissertação é um estudo teórico e prático da arte do atuante. O sujeito principal desta pesquisa-ação é o atuante-criador, e seu tema, a exploração das fontes orgânicas da sua arte. No intuito de fortalecer e enriquecer a atitude profissional do atuante criador, é que entendemos a relevância deste estudo, e sua maior contribuição para a �
Publicado em: 2001