O teatro que corre nas vias
AUTOR(ES)
Brito, Marcelo Sousa
FONTE
EDUFBA
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017
RESUMO
A partir de uma metodologia experimental, construída junto ao grupo Espaço Livre de Pesquisa-Ação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (POSGEO/UFBA), e suas experiências como ator e diretor de teatro, o autor faz misturar temáticas ligadas à geografia humana e cultural, à arquitetura e ao urbanismo e à fenomenologia. Seu foco é pensar como o teatro poderia fazer os artistas se relacionarem com o lugar, sendo este um espaço de negociação, de pertencimento, de troca, de afeição e mediação, sobretudo com quem vive o lugar. A intervenção viária como essência do corpo-lugar e do lugar-cênico traz aos estudiosos da arte urbana uma alternativa à categoria “teatralidade”, pois a noção de que o artista, ao deslocar seu corpo-lugar, apropriando-se do espaço urbano através de intervenções viárias, pode produzir lugares-cênicos na cidade.
ACESSO AO ARTIGO
http://books.scielo.org/id/q77dzDocumentos Relacionados
- Dos riscos que se corre nas ciências sociais
- CorreÃÃo de viÃs no modelo de regressÃo normal assimÃtrico
- CorreÃÃo de viÃs do estimador de mÃxima verossimilhanÃa para a famÃlia exponencial biparamÃtrica
- Teatro feminista nas ruínas do Teatro Romano
- Mais que paródia? Aquela vez e o teatro tardio de Samuel Beckett1