Visões de Porto Alegre nas fotografias dos irmãos Ferrari (c.1888) e de Virgílio Calegari (c.1912)
AUTOR(ES)
Etcheverry, Carolina Martins
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Esta dissertação tem por objetivo analisar a produção de vistas da cidade de Porto Alegre, realizadas pelos Irmãos Ferrari e por Virgílio Calegari, dentro do contexto da história da representação da paisagem. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se em torno de dois álbuns produzidos pelos fotógrafos mencionados. Os primeiros produziram um álbum colecionável a partir de fascículos, e a cada mês o assinante recebia uma fotografia da cidade. Já o segundo foi editor de um livro, intitulado Porto Alegre, composto por uma série de fotografias dos principais pontos da cidade e arredores. Estes profissionais são responsáveis por um levantamento iconográfico da cidade de Porto Alegre, estabelecendo uma cultura visual relacionada com a arte. Organizadas em álbuns ou livros, estas imagens engendram sentido à cidade. Esta dissertação partiu da hipótese de que existiam padrões visuais específicos para determinados tipos de imagens. A partir disso, foi feito um percurso a fim de perceber as características formais das paisagens urbanas, não apenas na fotografia, mas também na pintura, com o objetivo de estabelecer possíveis influências na composição das fotografias do corpus documental.
ASSUNTO(S)
fotografia : paisagens urbanas : porto alegre (rs) photography landscape city
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/11173Documentos Relacionados
- Um fotógrafo na mira do tempo : Porto Alegre, por Virgílio Calegari
- Imagens da cidade : o olhar de Virgílio Calegari sobre Porto Alegre do inicio do seculo XX
- Significados nas representações escultóricas da fachada da Cervejaria Bopp & Irmãos, Porto Alegre
- "Anda que ninguém te valerá" : violência contra escravos nas páginas do jornal A Reforma (Porto Alegre – 1870/1888)
- Operação Condor e o sequestro dos uruguaios nas ruas de um porto não muito alegre