Use of near infrared spectroscopy for predicting of properties technological in Eucalyptus wood. / Uso da espectroscopia na regiÃo do infravermelho prÃximo para prediÃÃo de propriedades tecnolÃgicas da madeira de Eucalyptus.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O conhecimento das propriedades da madeira à de fundamental importÃncia para a indicaÃÃo dos potenciais de utilizaÃÃo final deste material. Na busca por novas alternativas para caracterizaÃÃo rÃpida, simples e confiÃvel, destacam-se as avaliaÃÃes nÃo-destrutivas da madeira. A espectroscopia no infravermelho prÃximo (NIRS) vem sendo utilizada como um mÃtodo nÃo destrutivo para caracterizaÃÃo da madeira. Essa tÃcnica permite obter informaÃÃes qualitativas e quantitativas dos constituintes da biomassa por meio da interaÃÃo das ondas eletromagnÃticas do infravermelho prÃximo com a amostra. Este trabalho foi realizado com o objetivo de aplicar a tÃcnica da espectroscopia no infravermelho prÃximo para prediÃÃo da densidade bÃsica e de propriedades quÃmicas e anatÃmicas da madeira de clones de Eucalyptus. Foram utilizados seis clones de Eucalyptus com idade de trÃs anos, provenientes de plantios localizados nas regionais de Cocais, GuanhÃes, Rio Doce-Ipaba e Santa BÃrbara, pertencentes à empresa CENIBRA, no estado de Minas Gerais. A densidade bÃsica e as caracterÃsticas morfolÃgicas e quÃmicas da madeira foram determinadas por mÃtodo convencional no LaboratÃrio de CiÃncia e Tecnologia da Madeira da Universidade Federal de Lavras, em Lavras, MG. Os espectros no infravermelho prÃximo foram obtidos no espectrÃmetro Bruker na empresa V &M, localizada no municÃpio de Paraopeba, MG e no espectrÃmetro Femto do LaboratÃrio de CiÃncia e Tecnologia da Madeira, na Universidade Federal de Lavras. Os valores das propriedades da madeira foram correlacionados com os espectros por meio da regressÃo dos mÃnimos quadrados parciais (PLS regression). As calibraÃÃes para estimar a densidade bÃsica da madeira apresentaram coeficientes de correlaÃÃo na validaÃÃo cruzada (Rcv) variando entre 0,33 a 0,95 e relaÃÃo de desempenho do desvio (RPD) entre 1,2 a 4,3. As propriedades quÃmicas das madeiras foram preditas por modelos com Rcv variando de 0,42 a 0,96 e RPD de 0,8 a 3,6. A calibraÃÃo para prediÃÃo das caracterÃsticas anatÃmicas apresentou Rcv entre 0,36 e 0,97 e RPD entre 1,0 e 3,8. A espectroscopia no infravermelho prÃximo, de maneira geral, mostrou-se eficiente para prever as propriedades da madeira de Eucalyptus.

ASSUNTO(S)

properties madeira eucalyptus nir eucalyptus clones nir tecnologia e utilizacao de produtos florestais wood clones propriedades

Documentos Relacionados