Uma investigação acerca do uso educacional do ambiente second life no ensino de matemática
AUTOR(ES)
Patricia Freire Vieira da Cunha
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Este volume apresenta o resultado da pesquisa realizada envolvendo o ambiente Second Life como recurso para apoio ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática. O objetivo ao investigar este ambiente é verificar possibilidades que ele possui para superar as limitações encontradas no ensino presencial tradicional no que concerne a determinados conteúdos de Matemática. De maneira exemplificar as possibilidades do SL como recurso educacional, para aulas de Matemática, foi desenvolvido um experimento em situação real de sala de aula numa disciplina do curso de Licenciatura em Matemática, por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Os resultados, confirmando hipóteses da investigação, evidenciam que essa experimentação inovadora é viável para trabalhar alguns conteúdos de Matemática, interdisciplinarmente, sendo o professor de Matemática o projetista pedagógico da atividade.
ASSUNTO(S)
informÁtica na educaÇÃo educacao educaÇÃo - matemÁtica tecnologia digital educaÇÃo a distÂncia universo virtual
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2137Documentos Relacionados
- Uma investigação acerca das práticas docentes no ensino superior de matemática envolvendo o uso de softwares educacionais
- Olhares de género face à matemática: uma investigação no ensino obrigatório espanhol
- Uma investigação acerca do custo do investimento no Brasil
- Palhaços: uma revisão acerca do uso dessa máscara no ambiente hospitalarPayasos: una revisiónsobre el uso de esa máscara en el ambiente hospitalario
- Percepção do Estudante de Medicina acerca do Ambiente Educacional Utilizando o Dreem