Um modelo de referência de formação e gestão de redes organizacionais: o caso do sistema de C,T&I do setor aeroespacial brasileiro. / A reference model for the design and management of organizational networks: the case of the science, technology &innovation system of the brazilian aerospace sector.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo construir uma abordagem conceitual de formação e gestão de uma dada rede de cooperação organizacional (RCO). O referencial teórico que sustenta esta pesquisa fundamenta-se nas mais recentes contribuições conceituais embasadas nos paradigmas de Redes Complexas, Redes Sócio-econômicas, Redes Organizacionais e Gestão Organizacional. Considerado como uma das ações de gestão prioritárias do governo brasileiro, utiliza-se como estudo de caso único para essa pesquisa a formação de uma rede de cooperação inter-organizacional que possa promover a inserção do Brasil na inovação em nanotecnologia aplicada em cargas úteis e satélites. Os agentes que representam significativamente o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) do setor aeroespacial no Brasil a AEB, CGEE, INPE, UnB, MCT, IPEA, MPOG, CTA (atual DCTA) são entrevistados de forma semi-estruturada e os relatórios técnicos mais relevantes ao caso são analisados. Em função da maior capacidade de consolidação dos dados obtidos respeitando os constructos propostos neste trabalho, os dados são apresentados utilizando-se de uma tecnologia de software de modelagem organizacional, PArchitect, em parceria com a Society of Design and Process Science. Em síntese, as evidências confirmam os pressupostos desta pesquisa caracterizando a RCO como sendo um sistema sócio-econômico, complexo e dinâmico, considerando as modalidades de cooperação técnico-produtiva, interorganizacional e tecnológica, movidas por cultura e competitividade. Além disso, o próprio processo de formação de uma dada RCO contribui para a dinâmica de sua gestão. Como resultado, essa pesquisa apresenta um modelo de referência de formação e gestão de redes de cooperação organizacional, com destaque ao caso, contribuindo com a compreensão da sua dinâmica, sob enfoque sistêmico; a localização e interpretação de mudanças e impactos na rede em um determinado contexto; e a correção em tempo hábil da direção da rede em torno do seu objetivo comum em um determinado contexto.

ASSUNTO(S)

complex networks cooperação organizacional cooperation networks formação de redes gestão de redes network design organizational cooperation organizational networks redes complexas network management redes de cooperação redes organizacionais

Documentos Relacionados