Um ambiente de visualizaÃÃo da evoluÃÃo da trajetÃria de veÃculos espaciais brasileiros.

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Sistemas grÃficos tÃm mostrado participaÃÃo em diversos segmentos da sociedade. No setor aeroespacial, eles tÃm se apresentado cada vez mais aplicÃveis, constituindo importantes ferramentas para auxÃlio nas missÃes de lanÃamento de foguetes. A proposta deste trabalho à o desenvolvimento de um protÃtipo de ambiente para visualizaÃÃo dos dados de trajetÃria de veÃculos espaciais brasileiros, visando auxiliar o acompanhamento das operaÃÃes de lanÃamento. Este protÃtipo de ambiente à responsÃvel por apresentar graficamente, em trÃs dimensÃes, a evoluÃÃo do foguete durante o vÃo, sua atitude em cada instante, alÃm das curvas de trajetÃria e pontos de impacto correspondentes. Conceitos e tÃcnicas de ComputaÃÃo GrÃfica, como Modelagem 3D e Mapeamento de Texturas, embasam a construÃÃo dos modelos. MÃtodos e TÃcnicas da Modelagem e do Desenvolvimento Orientados a Objetos fundamentam a criaÃÃo do protÃtipo. Eles favorecem o reuso e possÃveis especializaÃÃes do ambiente em lanÃamentos reais ou adaptaÃÃes para situaÃÃes particulares, como lanÃamento de outros tipos de foguetes, ou realizaÃÃo de testes com variaÃÃes nos dados de trajetÃria nominal.

ASSUNTO(S)

anÃlise de trajetÃrias computaÃÃo grÃfica modelagem de sÃlidos ambiente de programaÃÃo programaÃÃo orientada para objetos trajetÃrias de foguetes visÃo tridimensional

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