Transtorno Dismórfico Corporal sob a perspectiva da análise do comportamento. / Body dysmorphic disorder under the perspective of the behavior analysis.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é diagnosticado quando há uma preocupação tão exagerada com algum defeito mínimo ou imaginado na aparência, que traz prejuízos significativos à vida da pessoa. Buscou-se investigar o desenvolvimento e manutenção de comportamentos do TDC através de análises funcionais e do conceito de esquiva experencial proposto por Hayes, Wilson, Gifford e Follette (1996). Participaram do estudo sete pessoas com comportamentos característicos do TDC, seus familiares e quatro cirurgiões plásticos. Foram utilizados como instrumentos: roteiros para orientar cirurgiões sobre comportamentos do TDC, possibilitando-os identificar e convidar pacientes seus para participarem da pesquisa; uma ficha de identificação dos participantes, para selecionar a amostra; roteiros de entrevistas semi-estruturadas para os participantes e seus familiares, com questões relativas à história de vida dos participantes, relações familiares, início das preocupações com a aparência, comportamentos do TDC e contingências atuais que os mantinham. Dez pacientes responderam à ficha de identificação e sete foram selecionados. Entrevistas individuais foram feitas com cada participante e com seus familiares, de acordo com a necessidade de se coletar dados complementares. A partir da gravação e transcrição das entrevistas foi feito um estudo sistemático clínico em que os comportamentos foram descritos e analisados de acordo com prováveis processos de origem e funcionamento atual. Além de comportamentos relacionados às preocupações com a aparência, foram encontrados comportamentos típicos de outros transtornos (como: Transtorno Obsessivo Compulsivo, Depressão, Fobia Social, Hipocondria) e padrões de comportamento conhecidos como traços de personalidade (como: vaidade, perfeccionismo, agressividade). Os resultados apontaram processos funcionais semelhantes, entre todos os participantes.

ASSUNTO(S)

experential avoidance stimuli equivalence transtorno dismórfico corporal análise funcional body dysmorphic disorder equivalência de estímulos functional analysis psicologia esquiva experiencial

Documentos Relacionados