Tocar é muito melhor do que escutar! : aprendizagens musicais a partir de motivações oriundas do contexto cultural de alunos de piano
AUTOR(ES)
Flach, Gisele Andrea
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Esta pesquisa busca mostrar e analisar como as músicas trazidas do cotidiano de alunos de piano contribuem para o aprendizado e prática do instrumento. O estudo foi baseado em relatos de alunos e ex-alunos de piano que vivenciaram uma prática musical voltada para o repertório de seu cotidiano. A fim de contribuir e motivar o aprendizado e execução do referido instrumento musical, a professora, confecciou partituras para piano a partir de músicas e gravações sugeridas pelos alunos, tais como temas de filme, temas de novelas, músicas de bandas internacionais e nacionais como Aerosmith, Linkin Park, Bon Jovi, The Beatles, The Doors, Metallica e Jota Quest, dentre outros. O estudo está ancorado no campo dos Estudos Culturais, e trabalha com os conceitos de cultura(s), discurso, identidades musicais, música da mídia dentre outros. Os achados da pesquisa foram categorizados de acordo com as recorrências nas falas dos alunos entrevistados, culminando nos tópicos: Tocar é melhor do que escutar?; Música boa: o que é isso?; O que observo quando escuto uma música? e Uma aula de piano pode ensinar as alegrias da música? Considerando as análises pode-se inferir que é de suma importância que os alunos tenham participação nas aulas de piano planejando juntamente com o professor as ações músico-pedagógicas com aulas que reflitam o contato com suas experiências reais em música, garantindo, assim, motivação para aprendizagem, um dos aspectos essenciais para sua formação profissional.
ASSUNTO(S)
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/15698Documentos Relacionados
- Médicos estrangeiros no Brasil: a arte do saber olhar, escutar e tocar
- A melhor política cultural é a que não existe?
- "O Deus, eu quero cantar e tocar" : a musica e os instrumentos musicais no salterio davidico
- Concepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacra
- Processos de aprendizagens musicais paralelos à aula de instrumento : três estudos de caso