Peter Brook
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1. Brook avec Grotowski: testemunho da vida e da arte de um certo polonês
RESUMO Avec Grotowski é uma coletânea de artigos, entrevistas e relatos de memória de Peter Brook a respeito do encenador polonês Jerzy Grotowski, que dá conta desde os primeiros encontros entre os dois artistas, em meados dos anos 1960, até reflexões de Brook posteriores à morte de Grotowski, em 1999. Nos textos, evidencia-se o aspecto testemunhal,
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
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2. A Arte do Encontro, uma Arte da Distância: de Thomas Richards e Mario Biagini a Jerzy Grotowski
RESUMO Este texto apresenta o ato teatral como uma passagem, a partir do testemunho das ações de Thomas Richards e Mario Biagini que se inscrevem em um protocolo de trabalho nascido da herança de Jerzy Grotowski. Trata-se do instante no qual a arte como veículo, como escreveu Peter Brook, se confunde com a arte do encontro. Trata-se, ainda, do momento no
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
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3. The theater of Peter Brook in the film Marat / Sade: a study of aspects of theatrical vision of Brook in his film Marat / Sade / O teatro de Peter Brook no cinema de Marat/Sade: um estudo de aspectos da visÃo teatral de Brook em sua obra cinematogrÃfica Marat/Sade
O presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos da busca de Peter Brook no campo teatral. O espetÃculo estudado para a compreensÃo do tema à A perseguiÃÃo e o assassinato de Jean-Paul Marat, representados pelo Grupo Teatral do HospÃcio de Charenton, sob a direÃÃo do Senhor de Sade, cujo roteiro se inspira no texto dramatÃrgico de autoria de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2012
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4. A síndrome de Charles Bonnet e o problema dos transtornos de percepção visual nos idosos
A literatura, clássica ou recente, sobre os transtornos de percepção nos idosos é revisada. A utilidade do conceito de Síndrome de Charles Bonnet, um epônimo originalmente proposto para descrever as alucinações visuais nos idosos na ausência de prejuízos cognitivos e de oftalmopatia periférica é contestada, principalmente devido à síndrome ter
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. Publicado em: 2011-09
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5. A perspectiva orgânica da ação vocal no trabalho de Stanislavski, Grotowski e Brook
O território de investigação desse trabalho é a ação vocal. O tema é analisado no trabalho dos diretores Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski e Peter Brook cujos procedimentos e princípios convergem para um ponto de interseção: o que Grotowski nomeou de polo orgânico das técnicas de atuação. A pesquisa investiga não somente os procedimento
Publicado em: 2011
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6. Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade.
Esta dissertação tem como objetivo recontar a história de uma cidade a partir do encontro do indivíduo e um lugar escolhido por ele, fazendo uma leitura de um lugar bem guardado e escondido na memória. Tendo como premissa a existência desse lugar, um diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido, utilizando a cidade de Itambé, no sudoeste baiano, co
Publicado em: 2011
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7. A liminaridade na profissão do ator : a experiência do LUME-UNICAMP / The liminality in the actor profession : the experience of LUME-UNICAMP
"Using and developing the concept of "liminality" and "communitas" by Victor Turner, this studies the process by which an actor departs from his daily and social personality, discovering in himself new perspectives and qualities of being, unknown or forgotten, that enable him in the creative process. Looking to philosophy and religion (Eastern and Western) a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2010
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8. Acima de tudo, teatro! : um olhar sobre a produção teatral para infância e juventude a partir de Porto Alegre
O trabalho tem por objetivos ampliar a discussão sobre os espetáculos produzidos para a infância e juventude e fundamentar a visão do autor sobre a arte teatral destinada a crianças e jovens, através da problematização das concepções de cinco importantes diretores de teatro da cidade de Porto Alegre. Nesse sentido, realiza-se uma pesquisa de aborda
Publicado em: 2010
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9. Movimentos de encenação em corpos de pensamento-criação
Essa dissertação se insere no campo das artes cênicas, constituindo uma reflexão teórica acerca da direção teatral e de procedimentos empregados na produção de três espetáculos da Santa Estação Companhia de Teatro (Porto Alegre/RS). A pesquisa refere-se a minha experiência como diretora da companhia e portanto, não se faz de forma distanciada,
Publicado em: 2009
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10. The "life" of the scene : a study of the actor s corporality in scenic expression state / A "vida" da cena : um estudo da corporeidade do ator em estado de expressão cenica
Este presente trabalho tem como objetivo realizar uma série de reflexões sobre o fenômeno da presença de ?vida? na representação do ator. Como ponto inicial para esta tão complexa discussão, partimos de um estudo do conceito de Centelha da Vida (termo metafórico criado pelo diretor inglês Peter Brook para falar sobre a ?vida? que emana de uma cena
Publicado em: 2006
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11. FILMANDO UMA PEÇA: TEATRO E CINEMA NA OBRA DE PETER BROOK / EN FILMANT UNE PIÈCE : THÉÂTRE ET CINÉMA DANS L`OUVRE DE PETER BROOK
En filmant une pièce : Théâtre et cinéma dans l`ouvre de Peter Brook est une étude approfondie de l`ouvre du metteur en scène anglais fixé depuis 1970 à Paris, où il a partagé sa vie entre ces deux arts. La thèse a pour but d`aborder sa trajectoire professionnelle de même qu`examiner les rapports entre les deux langages, la façon dont ces deux d
Publicado em: 2004
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12. Charles Peter Beynon Brook
BMJ Publishing Group Ltd..