The heroic TRAJECTORY The Current, ALINA PAIM: a mythic-psychological reading. / A TRAJETÓRIA HEROICA EM A CORRENTEZA, DE ALINA PAIM: uma leitura mítico-psicológica.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este estudo interpreta a trajetória mítico-psicológica da heroína no romance A correnteza, escrito por Alina Paim. Para tanto, estaremos embasados nas trajetórias mítica do herói e da heroína propostos, respectivamente, por Joseph Campbell e Annis Pratt, bem como nas implicações psicológicas do herói enquanto arquétipo do inconsciente coletivo apresentadas por Carl G. Jung e Erich Neumann. À medida que a protagonista vivencia seu processo de individuação, caminho tortuoso que implica introspecção, auto-análise, morte simbólica e renascimento, nos deparamos com outros motivos míticos que sustentam a narrativa. Dentre eles, destacamos, principalmente, o mito de Medéia, à luz das reflexões de Olga Rinne. Concluímos que após descer às profundezas da memória e avaliar perdas e ganhos, a heroína iluminada pelo Si-mesmo verdadeiro torna-se uma Velha Sábia.

ASSUNTO(S)

heroina mito psicologia analítica processo de individuação letras heroine mith analitical psychology individuation process

Documentos Relacionados