Computer Graphics
Mostrando 1-12 de 191 artigos, teses e dissertações.
-
1. Numerical fundamentals and interactive computer graphics system for the nonlinear analysis of planar frames
Abstract Recent scientific and computational advances have facilitated the analysis of slender structural systems subject to instability. With the employment of more sophisticated numerical tools and algorithms, it is possible to accurately determine the critical points (limit and bifurcation loads) as well as the post-critical behavior of the structural sys
REM, Int. Eng. J.. Publicado em: 2019-06
-
2. Modelo virtual exploratório: proposta de uma ferramenta de vendas para o mercado imobiliário residencial. / Virtual exploratory model: proposal of a selling tool for the residential property market.
Analisando-se os ambientes comerciais do setor imobiliário, pode-se verificar a presença frequente de maquetes que hoje fazem parte dos estandes de vendas dos edifícios. As maquetes são peças frágeis, de custo elevado, considerável prazo de execução e têm pequena vida útil, sendo usualmente descartadas no desmonte do estande de vendas. Nos estande
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2012
-
3. Geração de b-splines via FPGA / B-spline generation via FPGA
The b-splines are used in CAD/CAM/CAE systems to represent and define complex curves and surfaces, being adopted by the main computer graphics standards due to features like compact mathematic representation, flexibility and affine transformations. In 3D acquisition systems and integrated CAM-CNC systems, the use of the b-spline in the geometric information
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/08/2012
-
4. MODELING THE COPACABANA SIDEWALK PAVEMENT / MODELAGEM DA CALÇADA DE COPACABANA
Nesta dissertação, propomos um método não supervisionado para modelar o pavimento da calçada da praia de Copacabana, e pavimentos de pedras portuguesas em geral. Dada uma imagem de referência em preto e branco, a saída do algoritmo proposto são as geometrias individuais de todas as pedras que compõem o pavimento. Diferentemente das técnicas anterio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/08/2012
-
5. Hipercinema : elementos para uma teoria formalista do cinema de animação hiperrealista / Hypercinema : elements for a formalist theory of hyperrealist animation cinema
A pesquisa almeja formular uma teoria estética para o cinema de animação hiperrealista. Após completar meio século de existência, a computação gráfica finalmente alcançou um estágio tecnológico no qual o artista dispõe de ferramentas poderosas e flexíveis o suficiente para enfim encarar o desafio de criar filmes com imagens realistas sintética
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/07/2012
-
6. AvaliaÃÃo do software geogebra como instrumento psicopedagÃgico de ensino em geometria / Evaluation of geogebra software as psycho-pedagogic and learning approach to geometry
This current study presents the assessment on Geogebra free software for teaching geometry, as a psycho-pedagogical approach, highlighting resources that facilitate integration and use of program with professors and studentsâ learning topics. The software can be applied from earlier primary-school students to college ones as well as distance education progr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2012
-
7. Acionamento de dispositivos robóticos através de interface natural em realidade aumentada / Robotic device actuation through natural interface in augmented reality
Since the beginning of History and particularly of the Industrial Revolution, human beings have sought to replace or supplement their workforce with devices and machines, in order to expand their productive capacity or to solve tasks for which the use of human power is not satisfactory or it is dangerous. This need pushed the development of robotic devices i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
-
8. Polarímetro virtual: desenvolvimento, utilização e avaliação de um software educacional
Optical activity is the ability of chiral substances to rotate the plane of plane-polarized light and is measured using an instrument called a polarimeter. An educational software application to explore, both interactively and visually, the concepts related to polarimetry to facilitate their understanding was developed. The software was field-tested and a qu
Quím. Nova. Publicado em: 2012
-
9. WEBLAB com plantas reais para o ensino de engenharia de controle
Este trabalho apresenta a proposta e uma implementação de uma arquitetura genérica de WEBLAB a ser usada para o ensino de engenharia de controle. O WEBLAB proposto tem como objetivo a execução remota de um experimento de controle em malha fechada de uma planta real usando tecnologia Internet, hardware de baixo custo e software de código-aberto e livre.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2011
-
10. Representação de plantas para renderização em tempo real / Plant representation for real-time rendering
Com a crescente capacidade gráfica de computadores e outros equipamentos eletrônicos como celulares e videogames, cenas interativas que demandam alto grau de realismo têm se tornado cada vez mais frequentes, sejam em jogos ou em ambientes de realidade virtual. Com uma considerável complexidade, as plantas apresentam um desafio em tais cenas. Devido aos a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/11/2011
-
11. UM MODELO DE DIRETOR DE PERSONAGENS FIGURANTES PARA SISTEMAS DE NARRATIVA INTERATIVA LOGTELL / A MINOR CHARACTERS DIRECTOR MODEL FOR INTERACTIVE STORYTELLING IN LOGTELL
O objetivo desta dissertação é criar um modelo de Diretor para personagens figurantes em Narrativa Interativa, buscando enriquecer a dramatização e aumentar o realismo das estórias geradas. A atuação dos personagens figurantes se relaciona também ao tempo de duração das estórias interativas. Uma estória apenas com eventos principais dificilmente
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/09/2011
-
12. Application of computer graphics in facial reconstruction for recognition: a case study / Aplicação da computação gráfica na reconstrução de face para reconhecimento: um estudo de caso
The facial reconstruction, also known as facial approximation, is performed for centuries by forensic medicine professionals and anthropological areas researchers. In the forensic medicine, for example, it is used when there is no evidence that allows the identification of the individual by considered accurate means, such as DNA testing or dental records. Th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/09/2011