Teoria da informação algorítmica, eficiência relativa de mercado e perda de memória em séries de retornos de alta frequência em ativos negociados na BM&F BOVESPA. / Algorithmic information theory, relative market efficiency and memory loss in high frequency asset return series traded at BM &F BOVESPA.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivos: 1) aplicar a teoria da complexidade de Kolmogorov utilizando a medida proposta por Lempel e Ziv (1976) para analisar o comportamento desta diante de alterações em parâmetros como tamanho de janela, salto e de região de estabilidade em séries financeiras de retornos de alta freqüência de ativos negociados na BM&F BOVESPA; 2) avaliar a evolução da medida ao se ampliarem os intervalos entre as negociações; e finalmente, 3) verificar a possibilidade de existir algum indício de relação entre o valor daquela medida e o comportamento das curvas de autocorrelação apresentadas para cada intervalo de negociação especificado. Foi também discutido o critério utilizado para a medida de eficiência relativa de mercado proposto por Giglio (2008).

ASSUNTO(S)

economia market efficiency complexidade algorítmica informacao algorítmica algorithmic complexity algorithmic information eficiencia de mercado

Documentos Relacionados