TÃcnicas de roteamento para um problema de alocaÃÃo de transporte: estudo em um serviÃo de assistÃncia a portadores de necessidades especiais.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aplicaÃÃo utilizando tÃcnicas de roteamento para auxiliar a resoluÃÃo do problema de alocaÃÃo de vans para transporte de pessoas com necessidades especiais. As tÃcnicas de roteamento sÃo baseadas no Problema de Roteamento de VeÃculos - PRV envolvendo restriÃÃes como capacidade do veÃculo, janela de tempo, busca e entrega e outros identificados num problema real. Foram pesquisados os algoritmos de Dijkstra, de Clark&Wright, de Gillett&Miller e heurÃstica de melhoria "troca k-Ãptimal". O desenvolvimento da aplicaÃÃo foi realizado primeiramente atravÃs de anÃlise conjunta com os responsÃveis pelo gerenciamento das vans que prestam serviÃos para a Secretaria de Transporte de SÃo Josà dos Campos. Foram identificadas as necessidades, ou desejos, que um sistema computacional deveria satisfazer para auxiliar no trabalho de planejamento e gerenciamento da operaÃÃo. O resultado da anÃlise foi transformada em especificaÃÃo de requisitos do sistema a partir da qual realizou-se o projeto, a implementaÃÃo e os testes. Na implementaÃÃo utilizou-se bibliotecas de sistemas de informaÃÃes geogrÃficas - SIG, bibliotecas de roteamento e um mapa georreferenciado de SÃo Josà dos Campos, que forneceram entre outros um grafo e locais de interesses georreferenciados. Foram implementados dois algoritmos: um para anÃlise de divisÃo de rota (compromisso entre diminuir o tempo de permanÃncia dos que estÃo no veÃculo com o tempo de espera dos que esperam pela van) e outro para gerar sub-grafos para tentar reduzir o tempo de anÃlise para a geraÃÃo de rotas. Foram realizados testes de unidade e de verificaÃÃo com dados simulados, e um teste simplificado de validaÃÃo. Este Ãltimo foi realizado comparando o percurso de 1 dia de trabalho de 1 van escolar que transporta alunos com mobilidade reduzida (dado do percurso coletado atravÃs de um equipamento de armazenamento de dados com GPS - Global Position System) com o percurso calculado pelo aplicativo desenvolvido. Observou-se que o trajeto que esta van realiza no seu dia a dia à muito prÃximo da rota calculada automaticamente pelo software, sendo esta Ãltima produzida em tempo muito inferior ao processo atual.

ASSUNTO(S)

desenvolvimento de software transporte urbano administraÃÃo de transportes transporte de passageiros transportes rotas programas de aplicaÃÃo (computadores)

Documentos Relacionados