ServiÃo de vÃdeo baseado em corba para suportar um ambiente www de educaÃÃo à distÃncia

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1999

RESUMO

A sinergia entre a Internet e a MultimÃdia promete novas metÃforas e paradigmas nos campos da propaganda, comunicaÃÃo, comÃrcio e treinamento. Nosso interesse em particular à verificar essa influÃncia para o desenvolvimento de um ambiente computacional de suporte a aplicaÃÃes multimÃdia de EducaÃÃo a DistÃncia, utilizando a World Wide Web. Em particular, um serviÃo de vÃdeo baseado no padrÃo CORBA (Common Object Request Broker Architecture), middleware para suporte a aplicaÃÃes distribuÃdas. â Como aplicaÃÃes multimÃdia podem ser distribuÃdas pela Web e suportadas por CORBA? Respondemos a essa e outras questÃes quando descrevemos os principais protocolos de comunicaÃÃo e apresentamos as tecnologias subjacentes a uma aplicaÃÃo de educaÃÃo a distÃncia distribuÃda pela Web. Apresentamos conceitos de middleware, APIs e serviÃos de vÃdeo para melhor entendermos a nova tendÃncia no paradigma da programaÃÃo orientada a objetos: os objetos distribuÃdos. Relatamos os principais padrÃes emergentes para o efetivo uso de aplicaÃÃes baseadas em objetos distribuÃdos: Java RMI, EJB, DCOM e CORBA. Primeiro mostramos a relaÃÃo entre CORBA e a Web descrevendo o protocolo IIOP e sua funÃÃo. Descrevemos os protocolos RTP, RTCP, RTSP e RSVP como alternativas à distribuiÃÃo de conteÃdo multimÃdia em aplicaÃÃes de tempo real. E discutimos o projeto Internet2 como catalisador de novas aplicaÃÃes denominadas "avanÃadas" abordando duas tecnologias emergentes: o protocolo IPng e a tecnologia ATM. Abordaremos os dois principais paradigmas para a transmissÃo de vÃdeo: VÃdeo sob Demanda (VoD â Video on Demand), usado em sistemas de TV a cabo e em bibliotecas digitais virtuais; e VideoconferÃncia, usada em encontros organizacionais, tele-audiÃncias judiciais, aplicaÃÃes de telemedicina e EducaÃÃo a DistÃncia (EAD), baseadas na Web ou nÃo. Detalhamos os principais modelos de VideoconferÃncia, quais sÃo: VideoconferÃncia em Grupo (Room Videoconferencing) e VideoconferÃncia Pessoal (Desktop Videoconferencing). Outro aspecto importante na transmissÃo de vÃdeo à a forma de transmissÃo de vÃdeo em uma rede de computadores. Analisamos as transmissÃes Unicast, Multicast e Broadcast mostrando as aplicaÃÃes mais usuais na Web. Destacamos a necessidade de uma plataforma distribuÃda mostrando por que a flexibilidade, escalabilidade e abertura sÃo caracterÃsticas desejÃveis para uma soluÃÃo efetivamente distribuÃda. E mostramos a distribuiÃÃo como uma questÃo que ainda precisa ser resolvida. Fazemos uma anÃlise do estado da arte mostrando algumas falhas. Explicamos por que à mais apropriada a videoconferÃncia pessoal para as aplicaÃÃes de educaÃÃo a distÃncia baseadas na Internet, relatando as vantagens e desvantagens da videoconferÃncia pessoal e em grupo. Definimos o escopo dos recursos e funcionalidades que uma aplicaÃÃo de videoconferÃncia pessoal distribuÃda deverà prover associando essas caracterÃsticas a um cenÃrio "desejÃvel" para uma aplicaÃÃo de educaÃÃo a distÃncia. O nosso trabalho define a arquitetura e modelo de um serviÃo de vÃdeo aberto, suportado por CORBA, voltado para aplicaÃÃes de educaÃÃo a distÃncia. O modelo descrito integra a semÃntica do cenÃrio apresentado, os mÃdulos e as interfaces necessÃrias ao estabelecimento e controle do fluxo (stream) de vÃdeo. Mostramos a arquitetura do serviÃo de vÃdeo proposto e sua relaÃÃo com aplicaÃÃes multimÃdia para a educaÃÃo a distÃncia que utilizem vÃdeo sob demanda e videoconferÃncia pessoal pela Web. Por fim, contribuÃmos com indicaÃÃes para o projeto do serviÃo de vÃdeo proposto nesta dissertaÃÃo

ASSUNTO(S)

corba ciencia da computacao ambiente www educaÃÃo à distÃncia

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