Significações da violência no cinema brasileiro
AUTOR(ES)
Maurício Matos dos Santos Pereira
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
A tese focaliza as significações da violência em suas relações com o tráfico de drogas, abarcando o cinema brasileiro produzido no final dos anos 1990 e no primeiro qüinqüênio dos anos 2000, na encruzilhada entre os estudos do cinema brasileiro, a antropologia urbana, os estudos culturais e a história social brasileira. Tomando como contraponto a violência em Deus e o diabo na terra do sol, como expressão de um cinema moderno comprometido com as lutas políticas dos anos 1960, a investigação articula os regimes discursivos da violência no contexto da democratização e da emergência do crime organizado, quando ela se torna complexa, a facção criminosa do tráfico de drogas demarca os espaços da favela e do presídio como lugar de invenção da subalternidade, ao mesmo tempo em que o tráfico passa a construir a subjetividade, enraizando-se nos meninos que aderem às facções. O eu-vivo é o conjunto aberto das relações que o tráfico impõe, seja com segmentos reconhecidos interessados no consumo, seja com organizações transnacionais para o fornecimento da droga.
ASSUNTO(S)
subalternidade comunicacao violence cinema brasileiro subalternity violência brazilian cinema
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