Imagens da metrópole no cinema brasileiro

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta tese discute as imagens da metrópole construídas pelo cinema brasileiro contemporâneo. A análise prevê pelo menos três elementos que lhe servem de base: (1) o fi lme como pensamento e mediação; (2) a necessidade de considerar a forma fílmica como fundamental na construção dessa mediação e (3) a cidade como um ambiente mobilizado pela interação entre as pessoas e o espaço modifi cado. Para o estudo foram selecionados quatro longasmetragens de fi cção, dirigidos por jovens cineastas originários de estados diferentes: O invasor (São Paulo, 2001) de Beto Brant, O homem que copiava (Rio Grande do Sul, 2002) de Jorge Furtado; Amarelo manga (Pernambuco, 2002) de Cláudio Assis e O outro lado da rua (Rio de Janeiro, 2004), dirigido por Marcos Bernstein. Trata-se de entender as imagens como capazes de acionar imaginários, e de assumir com questionamento motivador desta tese a pergunta sobre o quê e de que modo os fi lmes estão pensando a vida na metrópole. A análise se estrutura a partir das relações entre sujeitos/personagens e ambiente urbano, tomadas como linhas de força a defi nir cidades conceituais identifi cadas através dessas relações. A postura teórica adotada assume um caráter multidisciplinar como condição necessária para o processo analítico, agenciando áreas como antropologia, sociologia, fi losofi a e teoria do cinema entre outras. A tese se divide em três capítulos: o primeiro discute O invasor e O homem que copiava como fi lmes que se assemelham por estruturarem uma idéia de cidade que está em devir, em processo de transformação entre o virtual e o atual, daí seu título: A cidade virtual; o segundo A cidade à (ou na) deriva aborda o longa pernambucano como um fi lme composto por imagens à deriva que buscam comprovar a tese de seu diretor sobre a miséria do homem; e o terceiro capítulo, Cidade-corpo, considera que o fi lme de Bernstein, através de uma decupagem clássica, aproxima sua protagonista da metrópole de modo a confi gurar entre elas uma relação de quase indissociabilidade

ASSUNTO(S)

cidades e vilas no cinema o invasor (filme) film (movie) o homem que copiava (filme) amarelo manga (filme) critica cinematografica cinema cinema brasileiro image metropolis imagem ciencias sociais aplicadas metrópole o outro lado da rua (filme)

Documentos Relacionados