Roleplaying Games: O ImaginÃrio e a Sociabilidade de Jovens Contadores de Outras EstÃrias

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

MESQUITA, Paula FabrÃcia BrandÃo Aguiar. Roleplaying Games: o imaginÃrio e a sociabilidade de jovens contadores de outras estÃrias. Fortaleza, 2006. 171 p. DissertaÃÃo de Mestrado â Departamento de Sociologia, Universidade Federal do CearÃ. Este estudo tem como objetivo revelar uma cultura juvenil muito especÃfica, a rpgÃstica, buscando acompanhar as trajetÃrias e prÃticas de um grupo de jogadores de Roleplaying Games â RPG, norteada por valores, signos e linguagens que os constitui. Procurei deter-me em dois aspectos centrais: o primeiro corresponde a como sÃo elaboradas as redes de sociabilidade dos jovens rpgistas; o segundo, vincula-se à anÃlise do imaginÃrio dos jogadores, e a influÃncia que os mitos e os herÃis ocupam nesse cenÃrio. Para tanto, tornou-se primordial a criaÃÃo de uma metodologia peculiar, feita artesanalmente, durante os quase dois anos de inserÃÃo no campo. Compreendi que o RPG à um fenÃmeno eminentemente urbano, o qual agrega jovens que somam à antiga prÃtica de contar estÃrias, tÃo difundida em toda a regiÃo Nordeste, elementos das literaturas antigas e de culturas milenares, mixadas à histÃria em quadrinhos, mangÃs e filmes em geral, redefinindo, assim, de maneira autoral, uma narrativa prÃpria.

ASSUNTO(S)

roleplaying games culturas juvenis sociabilidade jogos de fantasia â aspectos sociais â fortaleza(ce) desempenho de papÃis â aspectos sociais â fortaleza(ce) lazer â aspectos sociais â fortaleza(ce) sociologia imaginÃrio jovens da cidade â fortaleza(ce) â atitudes jogos de fantasia â terminologia

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