Revisitando histÃrias guardadas no tempo: um olhar bakhtiniano para o gÃnero discursivo carta de amor. / Revisiting stories saved in time: a Bakhtinian look of discursive genre love letter.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Apesar de a carta de amor/pessoal/familiar ser, atualmente, pouco utilizada como forma de interaÃÃo verbal entre pessoas parentes e/ou amigas que se encontram distantes, tratase de um gÃnero discursivo que se constitui como um verdadeiro documento, por conter registros histÃricos, recuperando ideologias constituintes da cultura de Ãpocas passadas, bem como de do estilo das pessoas que dela fizeram parte, pois a linguagem, sendo de cunho eminentemente social, à um gÃnero responsÃvel por guardar essas caracterÃsticas. Partindo dessa premissa, este trabalho foi elaborado com o objetivo de realizar um estudo da linguagem sobre o gÃnero discursivo carta de amor, compreendendo suas caracterÃsticas definidoras, tais como, contexto de produÃÃo, conteÃdo temÃtico, estrutura composicional e estilo, em consonÃncia com suas condiÃÃes de produÃÃo. Pautados na ordem metodolÃgica para estudos da lÃngua sugerida por Bakhtin/Volochinov (2004), ordem que contempla esses trÃs elementos composicionais dos gÃneros discursivos, analisamos quatro cartas de amor escritas nas dÃcadas de 1950 e 1960. Tal abordagem permitiu-nos destacar, alÃm das caracterÃsticas estruturais e funcionais do gÃnero em questÃo, de aspectos culturais da Ãpoca em que esses textos foram produzidos e, tambÃm, da identidade das pessoas envolvidas na situaÃÃo enunciativa. Recuperamos, sob tal enfoque, a histÃria de uma paixÃo quase apagada por um amor nÃo correspondido e pelo tempo que foi capaz de amarelar, mas nÃo destruir, os papÃis das cartas que o revelam. Para o desenvolvimento deste estudo, os principais referenciais teÃricos foram, alÃm de publicaÃÃes de Bakhtin (1988, 2000, 2002); Bakhtin/Volochinov (2004) e de seu cÃrculo (Tchougounnikov (2009); Faraco (2009); Zandwais (2009); Miotello (2008), entre outros), trabalhos que versam sobre cultura, identidade, gÃneros discursivos e cartas de amor/familiares/pessoais. ConcluÃmos, entÃo, que um estudo aprofundado da lÃngua, contemplando o contexto de produÃÃo, o conteÃdo temÃtico, a construÃÃo composicional e o estilo de um enunciado, permite a compreensÃo aprofundada de um gÃnero discursivo. A carta de amor Ã, pois, um modelo de enunciado que permite uma liberdade de expressÃo, bem uma variaÃÃo quanto ao nÃvel de formalidade da linguagem e à organizaÃÃo de seus elementos composicionais. AlÃm disso, a carta de amor, quando levada para a sala de aula, possibilita um estudo da lÃngua de forma contextualizada e significativa, propiciando, ainda, uma discussÃo linguÃstica e cultural.

ASSUNTO(S)

thematic content letras style conteÃdo temÃtico contexto de produÃÃo gÃneros discursivos carta de amor construÃÃo composicional estilo discursive genres love letter production context compositional construction

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