Representações de gênero, transgressão e humor nas figuras infantis dos desenhos animados contemporâneos

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Esta tese tem como principal objetivo analisar as representações de gênero e de professor/a trazidas pelos desenhos animados ¿As Terríveis Aventuras de Billy &Mandy¿ (The Grym Adventures of Billy &Mandy) e ¿Os Anjinhos¿ (Rugrats), considerando, em especial, a sua conexão com o humor. A perspectiva adotada foi a dos Estudos Culturais pós¿estruturalistas, contando com aportes de outros campos de estudo como o da comunicação e psicanálise lacaniana. Para a consecução do objetivo, foram selecionados, transcritos e analisados episódios dos referidos DAs exibidos entre 1991 e 2010 pelos canais por assinatura CartooNetwork e Nickelodeon. As reflexões desenvolvidas buscaram olhar, na narrativa dos desenhos animados, as representações dos/as personagens, especialmente as/os infantis, articulando-as aos conceitos de gênero, poder, transgressão, escola, entre outros. Na abordagem dessas questões, foi enfatizado o uso do humor como recurso textual potente, artifício do qual se valem os desenhos animados na fabricação de estereótipos que produzem o sujeito infantil. Em relação a questões de gênero, o movimento fundamental desse trabalho foi dar visibilidade às relações de poder que ali estão sendo constituídas, algumas, pela via da transgressão, outras pela via da fragilização. Em relação às representações de escola e docência foi possível verificar algumas rupturas com a figura ¿consagrada¿ de professora (afetiva, dedicada e maternal). Entretanto, as representações de escola e de ensino não diferem do modelo tradicional da escola moderna, englobando seriação, organização de tempos e espaços, priorizando conteúdos e avaliações por conceitos. Nos outros espaços educativos analisados nos episódios recortados, há claras relações de poder, governamento e controle. Em síntese, observou-se que, nos discursos dos referidos desenhos, direcionados para o público infantil, é possível visualizar estereótipos que agem na produção de subjetividades femininas e masculinas, as quais atuam enquanto pedagogias culturais.

ASSUNTO(S)

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