Religiosidade e modos de vida : a (re)construção do lugar na comunidade rural Tenda do Moreno em Uberlândia - MG

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Neste trabalho, procurou-se analisar o processo de formação e reorganização do lugar, a partir do mundo vivido dos pequenos produtores rurais da comunidade Tenda do Moreno, localizada no município de Uberlândia-MG, sendo que foram considerados os costumes, práticas culturais e religiosas, bem como as relações sociais de produção. O principal objetivo foi analisar como se deu a construção do lugar e os arranjos sociais e culturais que permitem às pessoas se reproduzirem enquanto uma comunidade, no contexto do século XXI. As origens históricas da sua formação territorial estão ligadas à instalação das primeiras propriedades rurais do município, no início do século XIX, cujo contingente populacional, representado por donos de terras, agregados e parceiros, foi responsável pelo surgimento de bairros rurais que posteriormente tomaram a forma da comunidade Tenda do Moreno. Os conteúdos sociais e a substância do lugar se caracterizaram pela influência da religiosidade nos modos de vida, os quais estabeleciam práticas sócio-culturais permeadas por valores morais e religiosos comuns e promoviam a sociabilidade e reciprocidade entre as pessoas, como no caso das relações sociais de produção, baseadas na instituição da ajuda mútua, no mutirão e na traição. A produção das fazendas era mediada pela conquista dos meios de vida com excedentes direcionados para a geração de rendimentos monetários. No entanto, essa realidade foi mudada a partir da década de 1980, quando a modernização das atividades agropecuárias, no município de Uberlândia, e a demanda dos mercados consumidores urbanos por produtos hortifrutigranjeiros impuseram a subordinação dos pequenos produtores à lógica do capital, por meio da especialização produtiva em hortifruticultura. Essas mudanças ocasionaram o declínio da produção de subsistência familiar, devido a sua mercantilização, e também afetaram, diretamente, parte das práticas sócio-culturais e religiosas ligadas à sociabilidade comunitária entre os moradores. Apesar disso, o lugar se particularizou por mesclar diferentes relações de produção advindas de temporalidades sociais que permaneceram no mesmo espaço, ou seja, a chegada de elementos e conteúdos ditos modernos não eliminou as possibilidades de reprodução do lugar por meio de práticas sócioculturais típicas de outros momentos históricos. As contradições e complexidades inscritas no mundo vivido da comunidade criam representações que se manifestam como necessidades da promoção dos festejos religiosos, principalmente da festa de São José do Moreno, como oportunidade de as pessoas vivenciarem costumes no seu tempo livre, mesmo que residuais, dos modos de vida tradicionais, os quais estiveram implicados na construção do lugar. Atualmente (2007), a festa de São José do Moreno se constitui em uma manifestação religiosa que envolve os moradores do lugar. Como construção histórica, a comunidade Tenda do Moreno tem, nos eventos religiosos, nas festas e rituais comunitários, momentos de sociabilidade formados em diferentes situações e condições sociais, que penetram na vida das pessoas, enraízam-se no lugar e tornam-se vínculos afetivos e subjetivos que, muitas vezes, aparecem como espaços apropriáveis para a vida.

ASSUNTO(S)

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