Relação da comunicação e da promoção de vendas com as possíveis alterações nos hábitos de compra de produtos de higiene bucal das classes C e D, na cidade de Salvador Bahia.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/03/2011

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a relação existente entre a promoção de vendas e a propaganda, com os hábitos de compra de produtos de higiene bucal das classes C e D, na cidade de Salvador Bahia, e quais são os efeitos da comunicação na geração de resultados esperados com a realização de promoções de vendas. Para tanto, foi considerada uma amostra não-probabilística por conveniência, tendo como base 217 indivíduos, composta por estudantes da UFBA - Universidade Federal da Bahia e da UNEB - Universidades do Estado da Bahia, por grupo de pessoas em processo de busca de emprego junto ao SINE - Sistema Nacional de Emprego e ao SIMM - Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra, e por outro grupo em processo de espera, para realização de exames médicos admissionais e demissionais em clínica de medicina do trabalho, CLIMEBA - Clínica Médica Bacellar. O referido grupo foi distribuído de forma aleatória, sem identificação prévia de grupo de alocação. Aplicou-se instrumento de pesquisa, composto por 33 questões com base em uma escala de 7(sete) pontos, variando de 1(um) discordo totalmente a 7(sete) concordo totalmente. Para tabulação e análise inicial dos resultados, foi usado o software SPSS. A análise teve como ponto de partida a associação de aspectos da promoção de vendas e da propaganda, presentes na teoria geral de marketing, com a mudança de atitude dos consumidores diante dos comerciais de televisão. Outra análise trata da intervenção da propaganda em TV e como este intervém na associação apresentada. Seu resultado apontou somente existir significância estatística na relação financeira entre a propaganda e a promoção de vendas, e para determinado grupo de pessoas definidas como influenciadores. Para as demais relações encontradas, não foi apresentada relevância estatística que justificasse, neste primeiro momento, uma análise mais aprofundada.

ASSUNTO(S)

comunicação comportamento do consumidor consumo classes de baixa renda produto - higiene bucal communication consumer behavior consumer - classes of low income product - oral hygiene comunicacao

Documentos Relacionados