Reason and affectivity: the Maxakali iconography recording life and brighten with colours the lay. / Razão e afetividade: a iconografia Maxakali marcando a vida e colorindo os cantos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A presente tese objetiva apresentar a iconografia Maxakali como expressão da vida e da concepção do universo cosmológico. Os sinais dessa expressão são em especial, os desenhos em papel elaborados pelos indivíduos do grupo, sem distinção de idade, sexo ou status sociocósmico. A finalidade é demonstrar por meio da iconografia como os Maxakali percebem o mundo por meio da percepção sensorial do corpo próprio e como constroem relações de alteridade na intersecção de concepções cosmológicas distintas. Esse movimento é importante para a composição de um diálogo em que as diferenças são pontuadas e as tensões são amplificadas, em especial quando se colocam em cena discussões e práticas de políticas públicas. A metodologia empregada na pesquisa é a mitohermenêutica simbólica de cunho antropológico cujo princípio é um cuidado investido na reflexão e na prática do conhecimento que proporciona demarcar os caminhos percorridos pelo pesquisador na inserção do contexto de sua investigação.

ASSUNTO(S)

cosmologia e estética affective reason cosmology and esthetics body building corporeidade iconografia maxakali razão afetiva maxakali iconography

Documentos Relacionados