Quais as modificações do novo tratamento medicamentoso (terapia quádrupla) para Tuberculose, instituído pelo Ministério da Saúde?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

O novo tratamento medicamentoso instituído pelo Ministério da Saúde é semelhante ao esquema anterior somando-se a inclusão de uma nova droga, o Etambutol. Anteriormente, os pacientes eram tratados por dois meses (fase 1) com três drogas: Rifampicina, Isoniazida (também chamada de Hidrazida), e Pirazinamida. E por mais quatro meses (fase 2) somente com: Rifampicina e Isoniazida, totalizando 6 meses de tratamento.

Pelas novas recomendações, os pacientes são tratados por dois meses (fase 1) com: Rifampicina, Isoniaziada, Pirazinamida e Etambutol. E por mais quatro meses (fase 2) somente com: Rifampicina e Isoniazida. Também totalizando 6 meses de tratamento.

Outra novidade é que nesta nova terapia são incorporadas as quatro drogas da fase 1, bem como as duas drogas da fase 2, em um único comprimido.

O uso destas apresentações traz uma série de vantagens:

 

ASSUNTO(S)

cuidados primários de saúde enfermeiro a70 tuberculose esquema de medicação tuberculose d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados