Tuberculose
Mostrando 1-12 de 1873 artigos, teses e dissertações.
-
1. Coabitante de paciente com tuberculose e com teste tuberculínico reator forte deve realizar tratamento?
Indicada como método auxiliar no diagnóstico da tuberculose, a prova tuberculínica (PPD) positiva isoladamente (mesmo sendo reator forte), indica apenas infecção e não é suficiente para o diagnóstico da tuberculose doença. Apenas cerca de 10% das pessoas infectadas adoecem, mais da metade delas durante os dois primeiros anos após a infecção, e
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
2. Deve-se investigar os contatos de indivíduos diagnosticados com tuberculose extrapulmonar?
Não há necessidade de investigar os contatos de indivíduos com as formas exclusivamente extra pulmonares de tuberculose, pois esses não transmitem a doença. Os casos de tuberculose laríngea, atualmente pouco frequentes, são uma exceção, pois podem expelir bacilos pela tosse, fala ou espirros. Nesses casos, os contatos também devem ser investigad
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
3. Contato domiciliar de paciente bacilífero previamente tratado para tuberculose tem indicação de quimioprofilaxia (tratamento para infecção latente)?
Não existe indicação de tratamento de infecção latente de tuberculose (ILTB) em pacientes tratados previamente para tuberculose.
Não é necessário realizar prova tuberculínica nesses pacientes. É importante excluir doença ativa por meio da investigação de sintomas, realização de exame de escarro e radiografia de tórax.
Existem a
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
4. O teste rápido para tuberculose pulmonar pode ser utilizado para iniciar o tratamento medicamentoso?
O consenso sobre o diagnóstico da tuberculose da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, publicado em 2021, recomenda o início imediato do tratamento para tuberculose em adolescentes e adultos quando o resultado é positivo e sensível a rifampicina (RMP) no teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB), pois além de evidenciar a sensibil
Núcleo de Telessaúde Santa Catarina. Publicado em: 12/06/2023
-
5. Como é realizado o diagnóstico de tuberculose extrapulmonar?
O diagnóstico da tuberculose extrapulmonar é realizado com base em evidências clínicas, achados laboratoriais, inclusive histopatológicos (biópsia), compatíveis com tuberculose extrapulmonar ativa, ou pacientes com pelo menos uma cultura positiva para Mycobacterium Tuberculosis de material proveniente de localização extrapulmonar.
A tubercu
Núcleo de Telessaúde Maranhão HU-UFMA. Publicado em: 12/06/2023
-
6. Quais os critérios para iniciar quimioprofilaxia em contactantes de pacientes com tuberculose pulmonar sensível em locais onde a prova tuberculínica não está disponível?
Para o controle de contatos na indisponibilidade da prova tuberculínica (PT) recomenda-se proceder com a investigação de todos os contatos (tuberculose sensível e multidrogarresistente) com avaliação clínica e radiológica, com vistas a identificar casos de tuberculose ativa. Excluindo-se doença ativa, recomenda-se o tratamento da infecção laten
Núcleo de Telessaúde NUTES PE. Publicado em: 12/06/2023
-
7. É necessário realizar PPD em crianças contatos de Tuberculose menores de 2 anos com radiografia de tórax sem alterações?
A investigação de contatos de tuberculose menores de 10 anos que apresentem radiografia de tórax normal deve ser complementada com o PPD – Teste Tuberculínico.
Caso o PPD complete os critérios para Infecção Latente pelo
(ILTB) – descritas abaixo- a criança deve ser tratada. Entretanto com PPD não preencha critérios, deve ser rep
Núcleo de Telessaúde Sergipe. Publicado em: 12/06/2023
-
8. Depois do início do tratamento para a tuberculose ocorre a diminuição do risco de transmissão da doença?
Poucos dias após o início do tratamento correto, os bacilos da tuberculose praticamente perdem seu poder infectante.
Assim, mesmo as pessoas com infecção pulmonar ativa (os chamados bacilíferos) não precisam nem devem ser segregados do convívio familiar e da comunidade.
Porém, somente a continuação do tratamento levará à cura dos p
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
9. Como dar alta a um paciente com diagnóstico de tuberculose pulmonar bacilífera que não consegue produzir escarro por ausência de expectoração?
A alta por cura de pacientes que receberam o diagnóstico de tuberculose pulmonar bacilífera que não tiverem realizado o exame de escarro por ausência de expectoração pode ser feita com base em dados clínicos e exames complementares (cura clínica não comprovada bacteriologicamente).
Para isso, é importante que esse paciente seja encaminhado
Núcleo de Telessaúde NUTES PE. Publicado em: 12/06/2023
-
10. Qual é o tratamento da Tuberculose? Como funciona o esquema de medicamentos?
A tuberculose é uma doença grave, porém curável em praticamente 100% dos casos novos. Por ser uma moléstia infecciosa causada por uma micobactéria (M. tuberculosis), deve ser tratada com antimicrobianos com ação bactericida.
As características do M. tuberculosis exigem alguns fundamentos do tratamento medicamentoso:
A associação med
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
11. Qual a conduta diante de um contato de tuberculose com resultado de teste tuberculinico acima de 10 mm?
Frente a um contato de tuberculose, com resultado do teste tuberculínico acima de 10mm, deve-se realizar o tratamento para tuberculose latente
. Segundo protocolos do Ministério da Saúde tem indicação de tratamento para infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis contatos adultos e crianças com PT ≥ 5mm ou Interferon Gamma Realease As
Núcleo de Telessaúde Maranhão HU-UFMA. Publicado em: 12/06/2023
-
12. Gestante contato de tuberculose pode realizar exame de PPD?
Sim, a gestante pode realizar o teste turbeculínico. A gravidez não altera a resposta ao teste tuberculínico, então, toda mulher gestante com suspeita de doença por micobactéria deve ser submetida também a esse teste auxiliar diagnostico, principalmente para os casos de testes terapêuticos ou tratamentos de prova da Tuberculose (TB).
A prova
Núcleo de Telessaúde Maranhão HU-UFMA. Publicado em: 12/06/2023