Posicionamento discursivo no Webjornalismo: temporalidade, paratexto, comunidades de experiência e novos dispositivos de enunciação.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Investiga o atual estágio do Webjornalismo, com base na análise do discurso, tomando-se por referência a perspectiva contratual da comunicação enquanto elemento capaz de estabelecer um vínculo entre as instâncias de produção e de reconhecimento. A pesquisa divide-se em duas fases: 1) pesquisa teórico-conceitual acerca dos conceitos empregados; 2) análise do suporte, o que compreende o estudo de Webjornais, com o objetivo de verificar o atual estágio de construção de contato entre enunciador e co-enunciador, no que diz respeito às modalidades discursivas desse novo suporte. São consideradas as características do Webjornalismo: multimidialidade/convergência; interatividade; hipertextualidade; personalização; memória (base de dados) e atualização contínua. A partir dessas características são localizados os elementos componentes de um quadro geral de constrangimentos discursivos, base do posicionamento discursivo, estabelecido segundo a perspectiva do dispositivo, capaz de implementar novas formas de enunciação, resultando numa configuração paratextual. A partir dos critérios de noticiabilidade, são questionadas as atuais estratégias de construção de efeito de real, tomando-se por referência os constrangimentos que atuam decisivamente na conformação do discurso Webjornalístico. Reflete sobre alguns critérios do mercado informacional, tratando o Webjornalismo como bem de experiência e a importância das comunidades de experiência para a simulação do contato entre as instâncias comunicacionais.

ASSUNTO(S)

webjournalism discoursive attitude análise do discurso discourse analysis comunicacao webjornalismo posicionamento discursivo

Documentos Relacionados