Pós-graduação lato sensu : um estudo da gestão dos cursos presenciais ofertados pelas universidades do Distrito Federal (2003 - 2006)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi analisar as estratégias de gestão dos cursos de especialização pós-graduação lato sensu ofertados pela Universidade de Brasília e Universidade Católica de Brasília, no período compreendido entre 2003 e 2006, bem como os fatores orientadores do processo de tomada de decisão em sua oferta por essas duas universidades no Distrito Federal. Utilizando uma perspectiva de estudo exploratório, discutiram-se as transformações do mundo do trabalho ocorridas no capitalismo, tomando como referência a Teoria do Capital Humano, nas premissas do precursor Schultz, e a reestruturação produtiva vivenciada pela sociedade contemporânea. Como campo em que se situa o objeto da pesquisa, a educação superior no Brasil e no Distrito Federal foi abordada incluindo sua expansão e a relação público-privado nas reformas propostas para esse nível de educação a partir dos anos 1990. O tema referente à pós-graduação brasileira e o debate no âmbito dos cursos de especialização, apresentou as definições e distinções entre pósgraduação stricto sensu e lato sensu e os marcos legais dessa última. Os dados coletados por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas permitiram uma análise explicativa e interpretativa, que norteou o esclarecimento das questões iniciais do estudo. Os resultados refletiram que os cursos de especialização padecem de uma incipiente formulação de política educacional por não configurarem prioridade de ensino. A cobrança de mensalidades pela oferta, na universidade pública, provoca o debate sobre a privatização na prestação de serviços educacionais e, particularmente, no caso da Universidade de Brasília, são percebidos como carga horária extra de trabalho para professores em razão da precarização na profissão docente. Os cursos investigados prezam pela especificidade de uma determinada área de conhecimento, agregando valores diversos aos alunos, com oferta priorizando as áreas de Ciências Exatas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras e Ciências Ambientais, além de demonstrarem um caráter de formação continuada e complementar à graduação que auxilia a preparação de profissionais para atendimento à demanda de pessoal. As dificuldades de gestão na oferta dos cursos, apresentadas pelas duas universidades pesquisadas, dividem-se em níveis acadêmicos e administrativos, convergindo nos aspectos de conciliação de horários para alunos trabalhadores e o profissional docente, em carga extra de trabalho, e no financiamento dos cursos em feições diferenciadas.

ASSUNTO(S)

pós-graduação lato sensu distrito federal educacao educação superior post graduation latus sensus distrito federal university education level

Documentos Relacionados