Politicizes of quotas for blacks in the state university of Mato Grosso do Sul UEMS campus Aquidauana: the perception of the benefited students and the teachers / Política de cotas para negros na universidade estadual de Mato Grosso do Sul UEMS unidade Aquidauana: a percepção dos alunos cotistas e professores.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este estudo teve como objeto de pesquisa a análise da política de cotas para negros na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS Unidade Aquidauana na percepção dos alunos cotistas negros e professores. Os objetivos consistiram em: a) Investigar a política de cotas na percepção dos acadêmicos cotistas e dos professores; b) Verificar em quais aspectos a política de cotas para negros provocou mudanças na UEMS após sua implantação. O procedimento metodológico utilizado foi de abordagem qualitativa, no entanto, alguns dados de natureza quantitativa se fizeram complementares, foi realizado em três fases: a) revisão bibliográfica sobre a temática; b) levantamentos de documentações e legislações oficiais referentes à construção da política de cotas para negros e sua implementação na UEMS; c) realização de doze entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas, transcritas e categorizadas, com base em roteiro que contemplava os objetivos propostos. A pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior (GEPPES), do Programa de Mestrado em Educação da UCDB, que desenvolve uma pesquisa mais ampla intitulada Política de Cotas para Negros na Educação Superior estratégia de acesso e permanência?. A conclusão da dissertação permite afirmar que os alunos cotistas negros desta Universidade ainda sofrem com o preconceito e/ou discriminação devido um racismo que está posto historicamente na sociedade brasileira e que uma política pública se constitui com base em interesses e necessidades e se revela, aqui especificamente, como importante tática para a conclusão de um curso de graduação para esses alunos negros. O corpo docente mesmo sendo contra ou a favor as cotas, precisa aprofundar-se um pouco mais sobre a temática, mesmo após a Universidade ter trazido para seu interior a discussão mais concreta quanto à questão étnico-racial, é preciso enfrentar, na educação superior, o debate sobre as características do racismo no Brasil.

ASSUNTO(S)

discriminação racial na educação superior política de cotas affirmative action racial discrimination in the superior education quotas policy. educacao ações afirmativas

Documentos Relacionados