Plano Municipal de Saúde de Fortaleza: Uma Análise sob o Enfoque da Participação Cidadã (2001-2004) / Municipal Health Plan of Fortaleza: An Analysis under the Focus of Citizen Participation (2001-2004)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A presente dissertação refere-se ao Plano Municipal de Saúde de Fortaleza, por meio de uma análise sob o enfoque da participação cidadã, no período de 2001 a 2004. A grande meta da saúde foi assegurar a municipalização, com a configuração de um Sistema Municipal de Saúde, permitindo, em um primeiro momento, a implantação de vários serviços e programas de atenção básica, e o fortalecimento das ações de vigilância, e posteriormente a ampliação da oferta de atenção especializada e a reorientação da atenção hospitalar. Priorizou-se oferecer uma assistência integral que pudesse dar cobertura à maioria absoluta das famílias do Município. O Plano Municipal de Saúde (2001 - 2004) teve como premissas a mudança na estratégia de intervenção sobre os problemas de saúde com a reorientação do modelo assistencial e a descentralização das ações de saúde. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturada voltadas à população usuária dos serviços prestados no Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará, como também aos gestores e profissionais da saúde, incluindo um técnico responsável pela elaboração do referido plano e um ex-membro do Conselho Municipal de Saúde do município de Fortaleza, referente à gestão de 2001 a 2004. Conclui-se que, este trabalho aponta alguns avanços importantes na medida em que as tentativas de superação do modelo proposto, embora seja visível a fragilidade exposta no Plano Municipal de Saúde.

ASSUNTO(S)

citizen participation política de saúde fortaleza(ce) participação do cidadão 2001-2004 saúde pública administração descentralização fortaleza(ce)- 2001-2004 plano municipal de fortaleza health politicas publicas plan municipal de fortaleza saÚde participaÇÃo cidadà sistema Único de saúde(brasil)

Documentos Relacionados