Pedagogia do teatro: um estudo sobre a recepção

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta dissertação objetiva realizar um estudo sobre a recepção na área do ensino do teatro. Para a execução dela foi desenvolvida uma experiência sobre a recepção de uma peça teatral, envolvendo alunos da educação básica e público espontâneo. Se a recepção é um dos pólos do ensino do teatro, constatou-se por meio de entrevistas, as dificuldades do professor do Estado do Paraná quanto aos processos e às estratégias para trabalhar a recepção de espetáculos e a recepção de atividades teatrais em sala de aula. A investigação se valeu de um questionário que discriminou os principais eixos da montagem e suas respectivas características, para fazer um levantamento dos aspectos da encenação que causaram maior impacto no público. A fundamentação teórica esteve centrada na Estética da Recepção, especialmente no conceito de Horizonte de expectativas, desenvolvido por Hans Robert Jauss. Para tanto, realizou-se uma série de entrevistas com a encenadora do espetáculo Auto da Índia (Curitiba/2006), sobre o qual foi construído o questionário. O cruzamento dos dados revelou que as respostas mais significativas apontadas pelos espectadores não coincidiu com as expectativas da encenadora. Ao comparar os dois grupos pesquisados, comprovou-se que o espectador teve impacto em diferentes elementos da encenação. Este resultado permitiu discutir o potencial do uso de um questionário para explicitar as formas distintas de recepção demonstradas por um público. Nesse sentido, comprovou-se que o questionário é um recurso metodológico eficiente para o professor mediar a recepção, prática de fundamental importância para a formação do aluno espectador na área da pedagogia do teatro.

ASSUNTO(S)

teatro teatro escolar theater pedagogy teatro na educação recepção espectador teaching of theater pedagogia do teatro ensino do teatro reception teatro estudo e ensino spectator

Documentos Relacionados