A era Vargas e o teatro: um estudo sobre peças teatrais vetadas entre 1930 e 1945 em São Paulo

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/11/2011

RESUMO

O presente trabalho, A Era Vargas e o teatro: um estudo sobre peças teatrais vetadas entre 1930 e 1945 em São Paulo, de autoria de Valmir Mendes dos Santos Junior, tem como objetivo compreender as ações do governo Vargas na área artística, especificamente com relação ao teatro, a partir de um levantamento realizado no Arquivo Miroel Silveira, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. O primeiro levantamento realizado nesse acervo permitiu a descoberta de 7 peças vetadas entre 1930 e 1945, após serem submetidas à censura dos órgãos existentes. Dessa forma, esta pesquisa busca identificar quais fatores sociais e políticos são apresentados nessas peças para que elas tenham sido vetadas entre 1930 e 1945. Para responder a esse questionamento, foram estudadas as peças: Andaime, Gaspar, o serralheiro, Defesa Passiva e Ladra, buscando-se compreender as razões dos vetos e relacionar esses motivos aos principais acontecimentos vividos no país naquele período. Ao se estabelecer essa relação, concluiu-se primeiramente que a censura durante o governo Vargas ganhou uma maior rigidez com a implantação do Estado Novo (1937-1945). Também destacamos que, entre as temáticas das peças vetadas, há uma recorrência dos assuntos relacionados ao sistema capitalista, ao papel da mulher na sociedade e também às condições vividas pelos trabalhadores explorados. Defesa Passiva traz ainda uma outra especificidade, pois menciona órgãos oficiais do governo em seu enredo, de forma que foi necessária sua modificação para adequação às exigências do Estado Novo, para que assim pudesse ser autorizada sua representação

ASSUNTO(S)

historia era vargas teatro censura theater censorship

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