Padrões de interação e usabilidade
AUTOR(ES)
Eduardo Cesar Valente
DATA DE PUBLICAÇÃO
2004
RESUMO
No projeto de uma interface de usuário, cada vez mais a atenção está se voltando ao usuário final e às suas necessidades. Com isto, ganham evidência os princípios de usabilidade, para garantir um produto que corresponda às expectativas do usuário e que traga qualidade à solução apresentada. Por se tratar de interação entre pessoas e máquinas, a interface de usuário permite interpretações e abordagens diversas e, em algumas situações, conflitantes. Isto se traduz em degradação da qualidade do produto final e em frustração do usuário. Neste trabalho, serão apresentados os Padrões de Projeto, uma técnica de desenvolvimento de interfaces que vem experimentando uma boa aceitação entre os desenvolvedores de software, por privilegiar a usabilidade da interface e documentar a experiência adquirida de projetos anteriores para reuso. Analisaremos os padrões de projeto sob os princípios de usabilidade, verificando qual o diferencial que a utilização de tais padrões pode trazer a um bom projeto de interface de usuário
ASSUNTO(S)
usuario final (computação) interação homem-maquina interfaces de usuario (sistema de computador)
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000332732Documentos Relacionados
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