Interacao Homem Maquina
Mostrando 1-12 de 119 artigos, teses e dissertações.
-
1. Neuromarketing and its implications for operations management: an experiment with two brands of beer
Resumo A neurofisiologia do comportamento do consumidor e as experiências sensoriais estão crescendo em resultados de pesquisa e importância para as atividades operacionais devido à possibilidade de projetar produtos e processos mais adequados às necessidades dos consumidores. Além disso, há uma grande variedade de aplicações no chão de fábrica, c
Gest. Prod.. Publicado em: 29/08/2019
-
2. Modelo de especificação de interfaces tangíveis de mesa TTUI-SM
No cenário de desenvolvimento de interfaces computacionais, os avanços nas pesquisas buscam oferecer novas formas de interação que se aproximam da forma natural com que o homem interage com o mundo real. Dentre as diversas interfaces avançadas, as interfaces tangíveis de mesa (tabletop), promovem a ligação entre objetos físicos e objetos virtuais, p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/09/2012
-
3. Um método para avaliação remota e automatizada de usabilidade de aplicações Web / A method for remote and automatic usability evaluation of Web applications
Observar as ações de usuários interagindo com a interface de uma aplicação computacional é a base de métodos tradicionais de avaliação de usabilidade, como os testes com usuários e a observação em campo. Apesar de populares e eficientes na descoberta de problemas, esses métodos tradicionais são considerados bastante caros, devido aos custos de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/05/2012
-
4. COMUNICAÇÃO E USABILIDADE: ESTUDOS SOBRE AS INTERFACES COMPUTACIONAIS
A pesquisa busca identificar as questões relacionadas aos estudos de Comunicação na Usabilidade de interfaces. O estudo é desenvolvido com revisão bibliográfica da Interação Humano-Computador e da Usabilidade. As revisões da interação humano-computador se dá considerando três principais eixos: Engenharia de software, Engenharia de Fatores Humano
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
-
5. Uma taxonomia adaptativa por persona construída a partir da participação da comunidade brasileira de interação homem-computador / An Adaptive Taxonomy per Persona Built from the Participation of the Brazilian Community of Human-Computer Interaction
Os conceitos, técnicas, métodos de Interação Humano-Computador ainda não estão tão presentes no ambiente de desenvolvimentos de softwares interativos, pois há uma dificuldade para o entendimento e absorção de conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de IHC e também por não serem comuns nos ambientes de desenvolvimento de produtos interativos.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/01/2012
-
6. Engenharia de usabilidade aplicada no desenvolvimento de um sistema interativo para soldagem robotizada
No campo da soldagem, a preocupação com fatores ergonômicos e de usabilidade deve-se à crescente incorporação de tecnologias computacionais e à conseqüente transformação das atividades executadas pelos soldadores. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a usabilidade de um sistema interativo destinado à soldagem robotizada aplicando-se
Soldag. insp.. Publicado em: 2012-12
-
7. A realidade aumentada em smartphones na exploração de informações estatísicas e cartográficas
A Realidade Aumentada é uma nova forma de interação homem-máquina, que permite aos usuários examinar a realidade mediante a visualização/inclusão de informação adicional, previamente selecionada, relevante para a solução de um determinado problema, em tempo real junto com a realidade percebida pelo ser humano. Basicamente, uma camera de vídeo pr
Boletim de Ciências Geodésicas. Publicado em: 2012-06
-
8. Observando o universo virtual do second life : uma experiência mediada-vivida
Partindo do princípio de que o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação tem produzido novas formas de interação social, este estudo se dedica a aprofundar o conhecimento sobre a comunicação que se dá por meio de plataformas digitais, mais especificamente, de universos virtuais a exemplo do Second Life. Na década de 80, divers
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/07/2011
-
9. Qualidade de artigos na wikipedia para seus usuários - análise e proposta de interação
Wikipedia has drawn much attention from scientists because of its bold proposal to create an open, collaborative encyclopedia, and even more for being so popular. Since the creation of Wikipedia in 2001 by Jimbo Wales and Larry Sanger, its growth hás been dizzying surpassing 2.5 million articles in English version. However, the use of such content faces the
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
10. Acesso à informação: avaliação do uso de tecnologias de interação automática em call centers
Objetivando menores custos e fornecimento das informações desejadas por usuários muitas vezes sem acesso à internet, as empresas de serviço têm adotado tecnologias de interação automática em seus call centers, as quais podem ou não atender às expectativas dos usuários. Baseando-se em diferentes áreas do conhecimento (interação homem-máquina,
Revista de Administração de Empresas. Publicado em: 2011-02
-
11. Utilização de callback no aprimoramento da interface com o usuário
O objetivo do presente trabalho é encontrar uma forma de prover real feedback aos usuários de sistemas interativos, em especial, no tocante a sistemas que realizam a carga de grandes volumes de dados demandando muito tempo de processamento e recursos de máquina para serem concluídos, aprimorando, desse modo, a interação humano-computador. Além de melh
Publicado em: 2011
-
12. Sistema não-Intrusivo para Estimação da Direção do olhar utilizando redes neurais artificiais
Os sentidos fundamentais do corpo humano são: visão, audição, tato, gustação(ou paladar) e olfato. Estes constituem as funções que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. A visão funciona como um receptor sensorial responsável pela captação de informações do mundo exterior que serão enviadas ao cérebro. O olhar reflete a sua atençã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/11/2010