Oui, mais il faut parier: fidelidade e dúvida no Memorial de Aires
AUTOR(ES)
Monteiro, Pedro Meira
FONTE
Estudos Avançados
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008-12
RESUMO
O artigo investiga o papel desempenhado pelo Fidelio de Beethoven no Memorial de Aires de Machado de Assis. Nesse romance extraordinário, o conselheiro Aires evita condenar uma mulher que, entretanto, o seu enganoso diário terminará pondo sob suspeita. Na ópera, Leonora nada esconde, porque abaixo de sua máscara não há nada senão sua lealdade ao marido aprisionado. Machado de Assis, contudo, inicia sua trama num cemitério, onde o marido agora é morto. A importante questão que daí resta é: o que fazer se a fidelidade se refere a um objeto que, seja ele o amado, seja o referente literário, não existe mais?
ASSUNTO(S)
machado de assis beethoven suspeita Ópera literatura e moral referencialidade
Documentos Relacionados
- Faut-il circoncire les nouveau-nés?: OUI
- Faut-il éviter les β-agonistes dans les cas de bronchopneumopathies chroniques obstructives modérées et graves?: OUI
- Réfutation: Faut-il éviter les β-agonistes dans les cas de bronchopneumopathies chroniques obstructives modérées et graves?: OUI
- História e política no Memorial de Aires, de Machado de Assis
- O Memorial de Aires e a Abolição