OS GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO MÉDIO: um estudo de caso no centro de referência de eja professor Severino Uchoa. / LOS GÉNEROS TEXTUALES EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS DE LA ENSEÑANZA MEDIA: un estudio de caso en el centro de referencia de EJA profesor Severino Uchôa.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

07/04/2011

RESUMO

Sabe-se da importância do ensino de Língua Materna (LM) na perspectiva dos gêneros textuais (GT) que visam às diferentes formas de agir em sociedade. Mesmo assim, prevalecem na esfera escolar práticas de moldes tradicionais de leitura e escrita, e, no caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), também, práticas pedagógicas aligeiradas que anulam a criticidade dos educandos e a sua interação real com o mundo. Apesar da escola não ser a única responsável pelo desenvolvimento cidadão desses jovens e adultos, mas que tem um papel decisivo no processo de formação dos educandos, é que se faz necessário compreender a situação real desses alunos, buscando possíveis alternativas de trabalhos escolares significativos para a Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio (EJAEM). Para tanto, o presente trabalho propõe (re)discutir a importância dos gêneros textuais como estratégia para a busca da cidadania plena/ativa dos alunos da EJA. O corpus pretendido aqui busca investigar nas primeiras e segundas etapas do Programa EJAEM do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa da cidade de Aracaju - SE, quais são as práticas de leitura e escrita que os alunos realizam na comunidade, na escola e no trabalho. Para realizar o levantamento de dados, utilizou-se um questionário objetivo (múltipla escolha) e questões subjetivas. Durante a leitura crítica dos dados foram utilizadas várias concepções teóricas de alguns autores como Motta-Roth (2008), Antunes (2009), Meurer (2007; 2008). Para o conceito de gênero textual, a pesquisa se centrou nas ideias de Bakhtin (2003), de Dolz e Schneuwly (2004) dentre outros. Em relação às referências sobre o sujeito crítico da EJA, foram abordadas as contribuições de Arroyo (2005; 2006; 2007a), Paiva (2004; 2005), Di Pierro (2005). As concepções de Covre (2008), Gadotti (2008) e Arroyo (2007b) sustentaram a noção plena de cidadania para uma mudança social efetiva. A análise dos dados permitiu revelar que se faz necessário (re)discutir o trabalho de GT no Programa EJAEM, não como pretexto para se trabalhar as normas gramaticais, mas como uma estratégia de instrumentalizar os alunos para se (re)afirmarem enquanto cidadãos do mundo e indivíduos ativos do processo de transformação político-social.

ASSUNTO(S)

gênero textual língua materna educação de jovens e adultos ensino médio letras género textual lengua materna educación de jóvenes y adultos enseñanza media

Documentos Relacionados