O poeta que pinta: um estudo dos tópoi em Manoel de Barros
AUTOR(ES)
Jucimara Braga Alves
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
01/03/2012
RESUMO
Esta pesquisa propõe-se a estudar os tópoi imagéticos na obra de Manoel de Barros. No primeiro momento, aborda os seres ínfimos, destacando neles suas grandezas, postas a dialogar com alguns conceitos de Bachelard, como ressonância e repercussão, topofilia e a imaginação criadora. Em seguida, reflete sobre os entulhos poéticos na obra barreana, refugos da sociedade, como crítica à sociedade consumista-capitalista. Dentre esses seres, analisa a organização do topos ―lata‖ e os sentidos estabelecidos com outras imagens, o que possibilitaria que o sentido da palavra se renove e haja uma transformação de algo sem importância para algo grandioso. Nesse sentido, esta pesquisa aborda ainda a imagem do louco, representado pelos anti-heróis barreanos designados por ―bocós‖, ―bestas‖, ―bobos‖, demonstrando um olhar renovado sobre tais seres também excluídos da sociedade atual; seres que dialogam com outros personagens da ficção e do mundo cotidiano diagnosticados como loucos. E, por fim, analisa os tópoi eróticos, destacando o topos ―lesma‖. Nesse caso, a palavra é erotizada, quando possível estabelecer comparação com o corpo sensual feminino. E, dessa forma, o poeta metaforizaria também a sua escrita poética.
ASSUNTO(S)
tópoi imagéticos manoel de barros escrita poética poesia brasileira teoria literária letras manoel de barros imagetic topoi poetic writings brazilian poetry literary theory
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufrr.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=120Documentos Relacionados
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