O fantÃstico e memÃria social na obra Pedro PÃramo, de Juan Rulfo.
AUTOR(ES)
Bernadet Korzun Pedroso
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Esta pesquisa almeja verificar como se realizam esteticamente elementos do fantÃstico e a composiÃÃo narrativa na obra Pedro PÃramo, de 1955, de Juan Rulfo. Pretende-se refletir em que medida a obra encerra perspectivas da narrativa contemporÃnea latino-americana e abarca uma memÃria social. O conceito de fantÃstico empregado para o presente trabalho està fundamentado em Todorov (1975), que o reconhece como tempo de hesitaÃÃo provocada no leitor como reflexo da narrativa. A hesitaÃÃo inerente ao fantÃstico corresponde ao diÃlogo inconcluso entre o racional e o nÃo racional, ao desequilÃbrio entre a realidade e o sobrenatural, ao verossÃmil inacreditÃvel causado pela ocorrÃncia do sobrenatural e seu consequente questionamento. Nessa perspectiva, buscou-se tambÃm respaldo teÃrico nas reflexÃes do cubano Alejo Carpentier (1954), quando o mesmo trata do realismo maravilhoso como oposiÃÃo ao maravilhoso proposto pelos surrealistas. Cabe destacar que, no contexto da produÃÃo literÃria latino-americana, a noÃÃo de real maravilhoso seria uma resultante da mestiÃagem cultural da AmÃrica Latina, segundo Alejo Carpentier. Observa-se, em Pedro PÃramo, uma tentativa de rompimento e de inversÃo com a hierarquia e com a estÃtica tradicional do texto, à medida que o verossÃmil e o inverossÃmil se incorporam, subvertendo as prÃticas ritualizadas dos discursos atà entÃo praticados e inauguram um novo fazer poÃtico, onde as minorias sÃo convocadas a integrar a nova trama discursiva e a contribuir na desconstruÃÃo do discurso hegemÃnico no contexto latino-americano. Pedro PÃramo coloca-se ao lado de outras obras responsÃveis pela revoluÃÃo no sentido de transgressÃo Ãs normas vigentes de estilo da escrita e na forma de abordar a temÃtica cultural da/na AmÃrica Latina.
ASSUNTO(S)
fantÃstico pedro pÃramo composiÃÃo narrativa recriaÃÃo narrativa latino-americana contemporÃnea fantastic pedro pÃramo narrative composition recreation contemporary latin american narrative letras
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.unioeste.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=596Documentos Relacionados
- Geografias do drama humano: leituras do espaço em São Bernardo, de Graciliano Ramos, e Pedro Páramo, de Juan Rulfo
- A publicidade e o saber comum da memÃria social
- O direito fundamental à memÃria
- Mentalidade e Residualidade em MemÃria Corporal, de Roberto Pontes
- Entre a memÃria e o esquecimento: o paraÃso resistente