O diretor de escola, o projeto político-pedagógico e a formação de professores em uma escola municipal de ensino fundamental do interior paulista.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O diretor de escola como articulador de conhecimento, utilizando como um dos instrumentos o projeto político pedagógico para a formação dos seus professores no cotidiano escolar, constituiu-se no objeto de estudo desta dissertação. O trabalho teve como objetivo proporcionar uma reflexão do papel do diretor, como ele pode organizar o espaço escolar e os tempos destinados à formação, discussões e troca de experiências, como o H.A.C. (horário de atividade coletiva) e os conselhos de classe e série, para gestão de conhecimento e formação docente. No plano empírico, procurou-se observar no ano de 2004 a diretora, a coordenadora, os professores e, conseqüentemente, os alunos da escola Municipal de Ensino Fundamental a EMEF Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha através da análise dos rendimentos escolares apresentados em atas. Definido o estudo desta escola acerca do objetivo inicial proposto, decidiuse pela utilização da investigação do estudo de caso, que permitiu, através da entrevista com a diretora da escola observada, da análise de documentos e acontecimentos dentro da escola ao longo da pesquisa, um aprofundamento em função dos espaços de formação como as horas de atividades coletiva, reflexões dos quatro conselhos de classe e série, análise das atas desse conselhos e como resultado, o professor foi posicionado como objeto e sujeito da sua formação, tendo como destaque três competências: o saber relacionar e saber relacionar-se, o saber organizar e saber organizar-se e o saber analisar e analisar-se, tendo o diretor de escola efetivamente de papel fundamental neste processo.

ASSUNTO(S)

educacao formation in the school daily gestão educacional projeto político pedagógico professores formação school manager escolas organização e administração educação diretores de escola politic pedagogic project

Documentos Relacionados