O Brasil contado às crianças: Viriato Corrêa e a literatura escolar para o ensino de História (1934-1961) / Brazil told for children: Viriato Corrêa and the school literature for the teaching of history (1934-1961)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A pesquisa trata da produção literária infantil de Viriato Corrêa (1884-1967) dedicada ao ensino de História para alunos da escola primária, a partir da análise da obra História do Brasil para crianças (1934). Fundamenta-se nos pressupostos da História Cultural articulada à História da Educação, baseando-se em análises referentes aos conceitos de disciplina escolar e livro didático. A obra de Viriato é pesquisada em suas articulações com as propostas para o ensino de História na escola primária, cujo objetivo, a partir da década de 1930 até o início dos anos 60, era a construção de uma identidade nacional patriótica. Nessa perspectiva, analisa a concepção de História do autor e a especificidade da narrativa por ele criada, em uma obra que se tornou didática, mas que, igualmente, se insere no âmbito da literatura infantil. Analisa também a produção didática de História que circulava na escola primária, comparando-a com esse livro de leitura, que foi bastante lido pela infância brasileira, tornando-se um best-seller, com 28 edições, grandes tiragens e tendo circulado durante cinqüenta anos no mercado editorial brasileiro. A narrativa de Viriato Corrêa está calcada na idéia de História como mestra da vida, a partir das lições do vovô (personagem criado pelo autor) - que possui experiência e foi partícipe de alguns momentos de nossa história -, na transmissão para as crianças de um conhecimento histórico que valoriza os grandes fatos e heróis nacionais de nosso passado. O autor segue a tradição do gênero didático livro de leitura, ao incorporar valores cívicos e patrióticos, mas contempla também fatos pitorescos, curiosos e, até mesmo, anedóticos uma história vistosa -, objetivando despertar nas crianças o interesse e o gosto pela história pátria. Finalmente, a pesquisa aborda a produção da obra de Viriato Corrêa junto à Companhia Editora Nacional (CEN), demonstrando a importância dos diversos agentes que participam da elaboração e difusão do livro, bem como enfatiza os aspectos de sua materialidade na construção de uma leitura para o público infantil. Nessa perspectiva, esta tese incorpora o debate historiográfico sobre as autorias do livro escolar, destacando o papel do ilustrador e do editor na composição de uma relação entre textos e imagens para tornar o livro um artefato cultural mais vendável.

ASSUNTO(S)

escola primária identidade nacional ensino de história history of school education history teaching história da edição escolar livro didático história da educação escolar history of school publishing textbooks elementary school national identity

Documentos Relacionados