O animal humano e o corpo cênico / The human animal and the body scenic

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/02/2010

RESUMO

Essa pesquisa é uma reflexão sobre o trabalho de ator. Baseia-se na prática teatral desenvolvida no grupo Boa Companhia, a partir da corporeidade animal. Os estudos realizados buscam compreender a experiência e as idéias elaboradas na construção do corpo cênico, em especial para a montagem dos espetáculos "PRIMUS" e "GALERIA 17". O trabalho baseado na corporeidade animal propiciou um encontro em meu corpo de duas forças concretas e distintas, concretas em seu aspecto físico - articulações, músculos, membros, máscaras - e distintas em sua lógica comportamental. Nesse encontro entre dois corpos diferentes surgiu um terceiro, um corpo impregnado com o corpo do outro animal, mas, ao mesmo tempo, revelador do corpo normalizado que ele desorganizava. A tese aqui desenvolvida é, por um lado, o resultado de um amplo diálogo com as idéias de alguns filósofos que construíram parte do pensamento crítico sobre a sociedade moderna ocidental, entre eles, Nietzsche, Benjamin, Foucault, Deleuze e Guattari. Por outro, é fruto da minha prática teatral. Esse embasamento teórico permitiu-me o aprofundamento em formas de conhecimento que ultrapassam os limites tradicionais de minha área de atuação, o teatro. Essa idéia de transdisciplinaridade, que caracteriza esse estudo, ofereceu-me uma visão renovada sobre o trabalho do ator

ASSUNTO(S)

teatro corporeidade devir (conceito filosófico) normalização subjetivação capitalismo theatre corporeity devir (philosophical concept) normalization subjectivise capitalism

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