Corporiedade animal na construção do corpo cenico
AUTOR(ES)
Eduardo Osorio Silva
DATA DE PUBLICAÇÃO
2004
RESUMO
Este trabalho tem como ponto de partida a investigação de possíveis contribuições do estudo do comportamento animal para o trabalho de ator, enfocando especialmente a corporeidade do outro animal visando a construção de um corpo cênico. Nossa pesquisa, de cunho essencialmente prático e experimental, teve início com os trabalhos desenvolvidos juntamente com o grupo de pesquisa teatral Boa Companhia, para criação do espetáculo ?PRIMUS?, adaptação do conto de Franz Kafka ?Comunicado a uma academia?. Para contar a história de um macaco que se transforma em homem, observamos vários primatas e através da imitação corpórea entramos em contato com a corporeidade desse outro animal. Tal experiência nos fez perceber a força desta corporeidade na construção do corpo cênico, modificando nossos tônus muscular, ampliando nosso vocabulário de movimento, nosso ritmo e nossa maneira de dialogar com o outro. No intuito de aprofundarmo-nos no tema desenvolvemos uma segunda experiência cênica, parte prática deste projeto, adaptando outro conto de Kafka, ?Um médico de aldeia?. Para criação de ?PRIMUS? partimos da observação do macaco com o objetivo essencialmente mimético, imitando o seu gestual, seu comportamento, em busca de sua corporeidade. Já o segundo trabalho foi desenvolvido a partir não só da observação, mas sobretudo da interação com o cavalo. Nessa união ?centaurica? vasculhamos analogias e simbologias ligadas ao cavalo que, dialogassem com nossas imagens interiores. Aqui nosso intuito era trazer para linguagem cênica a história de um homem que, da necessidade de lidar com seu lado primitivo, instintivo, se transforma em cavalo. Sintetizando nosso processo podemos mapeá-lo da seguinte forma: o imitar, o aproximar, o interagir, o relacionar. Com esta pequena sequência, pensamos ser possível colaborar com o desenvolvimento de um corpo cênico diferenciado, e ainda, abrir espaço para que nossa herança biológica diminua as distâncias entre natureza e cultura
ASSUNTO(S)
corpo animais - comportamento comportamento humano artes cenicas
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000362629Documentos Relacionados
- O animal humano e o corpo cênico
- Mandiga da rua : a construção do corpo cenico a partir de elementos da cultura popular urbana
- O corpo cenico e o transe : um estudo para a preparação corporal do artista cenico
- Grupo Galpão: A arquitetura teatral e o lugar na construção do espaço cênico
- Para uma cidade habitar um corpo: proposições de uso do espaço urbano e seus acréscimos na formação do artista cênico