Noradrenergic synchronization and the role of insulin on the modulation of melatonin synthesis in cultured rat pineal gland. / A sincronização noradrenérgica e o papel da insulina na modulação da síntese da melatonina pela glândula pineal de ratos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A glândula pineal de mamíferos sintetiza o hormônio melatonina exclusivamente durante o período noturno. A síntese é regulada primordialmente pela via retino-hipotalâmico-pineal e modulada por vários fatores, incluindo o sistema peptidérgico. Assim, o papel da insulina na regulação da síntese de melatonina foi estudado a partir da realização de culturas de glândulas pineais estimuladas com noradrenalina, insulina e noradrenalina associada à insulina, em culturas temporizadas ou não pela noradrenalina, avaliando: a produção de melatonina por HPLC com detecção eletroquímica; as atividades das enzimas envolvidas na síntese da melatonina, por radiometria; assim como, a expressão gênica das enzimas quantificada por Real-Time PCR. Os resultados sugerem uma interação entre as vias de sinalização da noradrenalina e da insulina, com a respectiva potencialização da síntese da melatonina, induzida por noradrenalina, observada pela adição da insulina, efeito esse, que se dá, provavelmente através de mecanismos pós-transcricionais.

ASSUNTO(S)

melatonina arilalquilamina-n-acetiltransferase pineal gland norepinephrine noradrenalina triptofano hidroxilase insulin insulina tryptophan hydroxylase glândula pineal arylelkylamine-n acetyltransferase melatonin

Documentos Relacionados