Na trilha do poético : um caso de angústia da influência

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente tese constitui-se da analise das relações de desapropriação e desleitura presente nos textos A origem da obra de arte e os hinos de Hölderlin: Germânia e o Reno, produzidos por Martin Heidegger nos anos de 1930. A partir da aplicação da metodologia crítica de Harold Bloom e do textualismo forte de Richard Rorty torna-se evidente que as leituras que Heidegger faz da poesia de Hölderlin podem ser tomadas como uma tentativa de substituição da história da cultura desenvolvida por Hegel a partir da tradição de estudos clássicos alemã que põe a experiência trágica dos antigos Gregos como ponto fundante do Dasein ocidental. Sendo assim, ao produzir sua virada para o poético Heidegger desloca o eixo de construção da narrativa de origem do ocidente para o poético, buscando a um só tempo, estabelecer um desvio da tese hegemônica de que a Tragédia é o grande acontecimento inaugural da civilização ocidental e também construir um vínculo entre a poesia de Hölderlin e de Hesíodo, de modo a mostrar a estreiteza da identidade poética que uniria gregos antigos e alemães modernos. Essa construção intelectual de Heidegger deve desta feita, ser lida como uma tentativa de superação da influência e do pensamento de Hegel a fim de se completar a tarefa iniciada por Nietzsche de superação do hegelianismo

ASSUNTO(S)

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