Music and Dance: the soundsphere as media atmosphere / Música e Dança: a sonosfera como ambiente midiático

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Os processos de comunicação que envolvem a música apresentam-se como um objeto que favorece o entendimento proposto por Damásio (1996) sobre a relação entre razão e emoção. O interesse em tratar da comunicação via música com esta abordagem teórica se dá porque com ela se valoriza o papel do corpo nesse processo. Além disso, permite também que se compreenda o relacionamento entre música e dança sem hipertrofia da emoção. Freqüentemente a música tem sido estudada a partir de uma visão dualista: como um fenômeno externo a um corpo, causado pelo corpo, mas nunca parte integrante do mesmo. Esse dualismo ofuscou a abordagem da música como parte integrante de um corpo que se expressa e se comunica com outros corpos e com seu meio ambiente. A música é um sistema complexo que provém do próprio corpo, de seus processos biológicos e cognitivos. Assim sendo, sua ligação com um corpo que gesticula, um corpo que se movimenta - como acontece em dança - pode ser estudado de maneira diferenciada. A compreensão e aceitação da música como parte de um corpo faz ruir a visão dualista que atrapalha a compreensão da música como ferramenta nos processo de comunicação: a música não é tão somente mensagem, resultado e causa de um corpo que comunica, mas faz parte integrante do próprio corpo que comunica. Por isso, a importância de conhecermos as relações entre a música e o corpo. O processo de cognição da música depende da sincronia e integração de várias áreas cerebrais, diferentes tipos de memória e diferentes sistemas sensoriomotores. Essa premissa permite posicionar a música como um sistema próprio, único, pois a emoção que parece gerada no primeiro estágio da audição não filtra, mas pertence à percepção em curso, que carrega emoção e referência num mesmo corpus. O objetivo da dissertação, portanto, é o de colaborar na difusão dos entendimentos acima apresentados e, para tal, além da revisão bibliográfica empregada na apresentação da sua hipótese, se debruçará sobre a obra de Fábio Cardia, aqui tomada como um estudo de caso.

ASSUNTO(S)

danca musica bodymedia soundsphere música e dança complexity complexidade musica sonosfera music and dance corpomídia

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