Africanidade
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
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1. UM VERGER, DOIS OLHARES: a construção da africanidade brasileira por um estrangeiro
As reflexões sobre o olhar estrangeiro têm sido frequentes nas últimas décadas, principalmente a partir da crítica à formação de um imaginário repleto de exotismo e sensualidade associado aos trópicos. Não é, portanto, exagero afirmar que o problema das representações, usos e abusos da imagem dos afrodescendentes no Brasil, ao longo dos século
Cad. CRH. Publicado em: 2016-04
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2. Cais do Valongo: patrimonialização de locais, objetos e herança africana
Resumo Neste artigo problematizamos diferentes sentidos (culturais e religiosos) atribuídos ao Cais do Valongo, considerado o principal porto de entrada dos africanos escravizados no Brasil, desde que foi redescoberto nas escavações e entrou na pauta do projeto de revitalização da Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. De uma “africanidade” cu
Relig. soc.. Publicado em: 2015-12
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3. De cativos a baleeiros: uma amizade indissolúvel entre dois africanos no outro lado do Atlântico (Itaparica, 1816-1886)
Este artigo aborda a trajetória de dois africanos baleeiros que viveram na Ilha de Itaparica no período oitocentista. Com base em fontes inéditas, o texto revela a chegada desses dois indivíduos à maior ilha da baía de Todos os Santos, o período de cativeiro, a conquista da liberdade e a vida de ambos como libertos. Empreendedores da baleação, esses
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-12
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4. O espaço da negritude e o reverso da africanidade: crítica sobre as relações raciais contemporâneas
O presente trabalho discute as dimensões sociais que parecem estar adquirindo o espaço da negritude e a experiência negra na atualidade. Devido a uma série de transformações políticas, sociais e culturais, parte-se da ideia de que os afrodescendentes expandiram os cenários de suas interações, suscitando modificações na forma como constroem suas i
Cad. CRH. Publicado em: 2013-12
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5. O significante "negro" e a pós-africanidade: a diáspora haitiana em Miami
Como os indivíduos negros contemporâneos navegam em sistemas classificatórios raciais diversos, dependentes das "fronteiras de significados" - "linhas de cor", de contextos sociais e lugares de residência, linguísticos e culturais? Como se vivencia o "cruzamento" de afiliações grupais entre aqueles que, por exemplo, autopercebem-se negros e que també
Sociologias. Publicado em: 2013-12
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6. Pérolas negras – primeiros fios: experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil
Aborda as diversas ideias e realizações da arte, da história da arte e da cultura vinculadas às questões da africanidade e da afro-brasilidade, com cortes espaciais e temporais heterogêneos, resultando em uma abordagem de caráter multidisciplinar, com incursões na antropologia, na sociologia e em outras áreas do conhecimento humano. Em 42 ensaios, tece reflexões sobre o legado africano para a sociedade brasileira, observando aspectos como a religião, o artesanato e as representações da arte africana nos museus, além de outros tópicos.
Autor(es): Conduru, Roberto
EDUERJ. Publicado em: 2013
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7. Moacir Santos, seus ritmos e modos: "coisas" do ouro negro / Moacir Santos, its rhythms and modes, "things" black gold
O objetivo desta dissertação é abordar e analisar a música do compositor Moacir Santos, especificamente em dois elementos: ritmo e procedimentos modais. São aspectos presentes em seu processo composicional que argumento associarem-no de maneira ampla a um conceito de africanidade, categoria cultural intimamente vinculada à sua música e aos contextos e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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8. Recriando áfricas: subalternidade e identidade africana no camdoblé de Ketu / Recreating Africas: subordination and identity in African camdoblé of Ketu
A história do Candomblé como uma recriação diaspórica originada a partir de migração forçada de africanos escravizados envolve tanto os processos de perseguição e demonização que empreenderam a subalternização do sujeito negro e da cultura de origem africana no Brasil, quanto o hibridismo cultural que permitiu a reinvenção e, ao mesmo tempo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2011
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9. Recriando áfricas: subalternidade e identidade africana no camdoblé de Ketu / Recreating Africas: subordination and identity in African camdoblé of Ketu
A história do Candomblé como uma recriação diaspórica originada a partir de migração forçada de africanos escravizados envolve tanto os processos de perseguição e demonização que empreenderam a subalternização do sujeito negro e da cultura de origem africana no Brasil, quanto o hibridismo cultural que permitiu a reinvenção e, ao mesmo tempo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2011
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10. A imagem do negro em manuais para o professor: uma análise linguístico-discursiva e ideológica
In this study, we aim at investigating how the image of the Negro is build, by both language and discourse devices, in two books that belong, respectively, to the II and the IV Kits of Afro-Brazilian Literature for teachers of municipal schools in Belo Horizonte/MG, in compliance with the Law Nº 10.639/03. The books are: Bonecas negras, cadê? O negro no cu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
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11. Africanidade: morte e ancestralidade em Ponciá Vicêncio e Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra / Africanism: dead and ancestry in Ponciá Vicencio and A river called time, a house called earth.
O presente estudo analisa, numa perspectiva comparativa, as narrativas Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra de Mia Couto( António Emílio Leite Couto). A hipótese principal da pesquisa é a de que nos textos, cada qual ao seu modo, e compreendidos na esteira das produções culturais da diáspora negra,
Publicado em: 2010
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12. IDENTITIES: interface between religion and negritude. / IDENTIDADES: interface entre religião e negritude.
Esse trabalho tem o objetivo de estabelecer a relação entre o pertencimento religioso e a negritude. Para tanto, realizamos entrevistas individuais com dois grupos religiosos distintos: seis pessoas da Igreja Universal do Reino de Deus e seis pessoas do Candomblé. Questionamos sobre o pertencimento racial e religioso. Realizamos uma análise qualitativa n
Publicado em: 2010