Microarranjos de DNA para análise da expressão gênica em cepas de Trypanosoma cruzi suscetíveis e resistentes a benznidazol. / DNA microarray for gene expression analysis of Trypanosoma cruzi strains sensitive and resistant to benznidazole.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Benznidazol (BZ) é uma das duas drogas usadas no tratamento da doença de Chagas. Falhas terapêuticas são observadas em muitos pacientes, que foram atribuídas, principalmente, às diferenças na suscetibilidade de cepas do Trypanosoma cruzi a essa droga. Alguns genes foram implicados na resistência induzida a BZ, mas não na resistência natural. O objetivo geral deste estudo foi investigar diferenças de expressão gênica em cepas de T. cruzi naturalmente resistentes e suscetíveis a BZ, utilizando microarranjos de DNA. Quantificamos a sensibilidade à droga em cepas de laboratório e isolados obtidos de pacientes crônicos submetidos a quimioterapia com BZ. Concluímos que os valores de CI50 não são preditivos cura. Os experimentos de microarranjos e ensaios de RT-PCR mostram que a abundância de transcritos do gene TcABCG1, foi maior em cepas naturalmente resistentes a BZ. Não observamos variação na abundância de transcritos de alguns genes implicados no fenótipo de resistência induzida. Nossos dados sugerem o envolvimento do transportador TcABCG1 na resistência a BZ.

ASSUNTO(S)

trypanosoma cruzi doença de chagas drug resistance expressão gênica chagas disease transport across membrane trypanosoma cruzi gene expression resistência às drogas transporte através da membrana chemiotherapy quimioterapia

Documentos Relacionados