Transportador ABC e resistência a benznidazol em Trypanosoma cruzi. / ABC transporter and benznidazole resistance in Trypanosoma cruzi.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/11/2011

RESUMO

Ensaios clínicos indicam haver diferenças regionais na eficácia do tratamento da doença de Chagas com (BZ) e Nifurtimox (NFX). Transportadores ABC desempenham um papel importante na resistência a drogas. Evidências indicam que o transportador TcABCG1 é superexpresso em cepas resistentes a BZ. O objetivo geral foi obter evidências para o envolvimento de TcABCG1 no fenótipo de resistência a BZ. Determinamos a classificação de seis cepas em suscetíveis e resistentes a BZ, e o efeito de três inibidores de transportadores ABC de eucariotos. Transfectamos em CL Brener os genes TcABCG1 de cepas resistentes. Nas culturas transfectadas com os genes de Silvio e YuYu verificamos aumento da resistência a BZ e a NFX, e aumento da abundância relativa de transcritos de TcABCG1. Genes ABC ortólogos aos de T. cruzi foram identificados em tripanossomas africanos e Leishmania spp. Dados referentes à análise filogenética e classificação dos transportadores ABC de T. cruzi nas oito subfamílias das proteínas ABC de eucariotos são apresentados.

ASSUNTO(S)

trypanosoma cruzi trypanosoma cruzi biologia molecular drug resistance fenótipos filogenia genética molecular molecular biology molecular genetics phenotypes phylogeny resistência a drogas

Documentos Relacionados