MARCELINO PAN Y VINO UNA PELÍCULA FUNDACIONAL DEL ENMASCARAMIENTO DE LA ORFANDAD POLÍTICA
AUTOR(ES)
Grandis, Rita De
FONTE
Alea
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-12
RESUMO
Resumo Marcelino pan y vino (1954), do diretor húngaro Ladislao Vajda, com a atuação estelar de Pablito Calvo é um filme baseado em um conto popular religioso, cuja versão escrita é de autoria de José María Sánchez Silva (1952), que participou da escrita do roteiro. O estudo se concentra na análise fílmica; na inversão dos papéis de gênero pela qual se feminiza os frades no seu rol maternal; na elipse temporal na qual se situa a historia (1808-14) e na origem misteriosa de Marcelino, dentre os elementos mais destacados. Da mesma forma, busca-se demonstrar mediante os preconceitos religiosos e a repressão política, como o filme mascara o trauma da Guerra civil espanhola e as centenas de crianças órfãs que resultaram do conflito. Finalmente, conclui-se vinculando o filme com o monumento do Valle de los caídos como outro gesto simbólico religioso de reconciliação sobre a guerra fratricida.
ASSUNTO(S)
religião orfandade origem repressão infância elipse folclore.
Documentos Relacionados
- Entre identidad y diferencia: apuntes para una economía política del cuerpo y la ciudad
- El cuerpo y la policía: una mirada de la incorporación y de la subjetivación en la educación a través de la película "Tropa de Élite"
- Por una sociología jurídica, del poder y la dominación
- UNA PROPUESTA DE DIÁLOGO ENTRE LA PSICOLOGÍA DEL DESARROLLO Y LA CARTOGRAFÍA CRÍTICA
- El campo de las ciencias y la educación superior entre el monopolio del inglés y el plurilingüismo: elementos para una política del lenguaje en América Latina