MangueBit: diversidade na indústria fonográfica brasileira da década de 1990. / Manguebit: diversity in the Brazilian music industry of the 1990s.
AUTOR(ES)
Francisco Gerardo Cavalcante do Nascimento
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
13/01/2011
RESUMO
Este trabalho analisa as várias táticas ou saídas empregadas pelos artífices do MangueBit na busca pela auto-promoção no mainstream musical brasileiro da década de 1990. As discussões aqui apresentadas abrangem as diversas características pertencentes à Indústria Fonográfica que atua no Brasil desde o início do século XX, tendo como principal foco de debate as políticas de promoção da música praticadas na década de 1990 pelas Majors e suas empresas subsidiárias implantadas no Sudeste do Brasil. Algumas questões teóricas remetem-se aos conceitos de hibridação cultural que permeiam o nosso objeto de pesquisa. Além disso, entrelaçamos as sonoridades de Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S.A para um melhor entendimento do bojo cultural que fomentou o MangueBit.
ASSUNTO(S)
música indústria fonográfica manguebit hibridação cultural década de 1990 historia manguebit recording industry music cultural hybridization 1990s
ACESSO AO ARTIGO
http://www.uece.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=409Documentos Relacionados
- Manguebit: uma discursividade literomusical guerrilheira
- A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: Interfaces entre o pensamento neoliberal e a política educacional no Brasil na década de 1990.
- FUTURO DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA DIANTE DA PIRATARIA E DA MÚSICA DIGITAL
- Perfil da Indústria de Alimentos no Brasil: 1990-1995
- Custeio alvo na indústria brasileira de autopeças